Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Especialistas em questões sindicais virão a evento do MPT em Fortaleza



Especialistas em questões sindicais virão a evento do MPT em FortalezaSeminário será na próxima sexta-feira, dia 3/6, no auditório da Faculdade de Direito
Representação dos trabalhadores nas empresas, condutas antissindicais e outros problemas que afetam o movimento sindical serão discutidos, na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, das 8 horas às 20h30, no III Seminário de Direito Sindical, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal (UFC). O evento reunirá especialistas de renome nacional e dirigentes de entidades do Ceará e estados circunvizinhos.
Entre os palestrantes convidados estão o titular da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do MPT, Ricardo Brito, procurador regional do Trabalho em Brasília, e o juiz do Trabalho na Bahia e professor de Direito Luciano Martinez. “A intenção é atualizar os dirigentes das entidades em torno de questões referentes às relações sindicais e promover um intercâmbio de informações e experiências entre especialistas do setor, dirigentes sindicais, advogados e estudantes de Direito”, explica o procurador regional do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima.
Organizador do evento, como representante do MPT, ele afirma que os debates perpassarão, ainda, questões com negociações coletivas, criminalização do movimento sindical, dissídio coletivo, decisões judiciais em movimentos grevistas, pulverização sindical e eleições sindicais. O seminário conta com o apoio do Fórum das Centrais Sindicais no Estado do Ceará (FCSEC), do Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista (Grupe, ligado à UFC) e da Editora Saraiva.
A abertura do seminário será às 8 horas. Além de Gérson Marques, comporão a mesa o procurador-chefe do MPT no Ceará, Nicodemos Fabrício Maia, o superintendente regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Papito de Oliveira, e o presidente do FCSEC, Raimundo Nonato Gomes. Às 9 horas, o titular da Conalis, Ricardo Brito, falará sobre representação de trabalhadores nas empresas. Em seguida, haverá mesa redonda sobre os principais problemas que afetam o movimento sindical no Ceará. Coordenada pelo advogado sindicalista Carlos Chagas, a mesa contará com representantes de todas as centrais sindicais que atuam no Estado.
À tarde, o seminário prosseguirá com espaço para debates entre os representantes dos diversos sindicatos e centrais sindicais participantes. Já às 19 horas, será a vez de o juiz do Trabalho da Bahia, Luciano Martinez proferir palestra sobre condutas antissindicais. A mesa será presidida por Gérson Marques e terá como debatedores o advogado e professor universitário Clóvis Renato Costa Farias (integrante do Grupe), Raimundo Nonato Gomes (FCSEC) e Carlos Chagas (advogado sindicalista).
III Seminário de Direito Sindical. Dia 3 de junho, das 8 às 20h30, no auditório da Faculdade de Direito da UFC. Realização: Ministério Público do Trabalho. Apoio: Fórum das Centrais Sindicais no Estado do Ceará (FCSEC), Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista (Grupe/UFC), Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis/MPT) e Editora Saraiva. Inscrições até 30 de maio e informações: (0xx85) 3462.3462 (Cláudia). Vagas: 250

Nenhum comentário: