Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ação: Caminhada dos Educadores. Participação da Comissão de Direito Sindical OAB/CE.


A manifestação reuniu centenas de pessoas, englobando trabalhadores do magistério (professores do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza), servidores das Instituições de Ensino Superior (IFES), como os técnicos administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC), estudantes, demais movimentos sociais, parlamentares municipais e a Comissão de Direito Sindical da OAB/CE, representada pelo Secretário Geral em exercício Clovis Renato Costa Farias.
Seguiu com vários carros de som e um trio elétrico pelas ruas de Fortaleza, partindo da antiga Escola Técnica, pela Avenida 13 de maio, às 16h, caminhando pela Avenida da Universidade e encerrando o percurso na Praça do Ferreira, onde os participes utilizaram-se do microfone, sobre o trio e participaram à sociedade os problemas e mazelas pelas quais passa a educação.


O caráter multifacetado do movimento ficou patente para a cidade, demonstrando mais uma vez que a união dos trabalhadores tem poderes intraduzíveis e que, mesmo diante do descrédito de grande parte dos obreiros no sindicalismo, ainda há muita força de capacidade de mobilização na luta por interesses comuns.

A iniciativa conjunta partiu de uma diretiva nacional, deliberada pelos professores de escolas públicas, na qual acordou-se que os profissionais  parariam suas atividades no dia 16.08.2011. Objetivou-se  chamar a atenção para o cumprimento da lei que estabelece um piso salarial para a categoria. O ato foi liderado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ocorreu em vários estados, onde os sindicatos locais decidiram em assembléias aderir às atividades de mobilização.

Pelas ruas, reuniram-se, dentre outros, o SIDIUTE/CE, o SINTUFCE, a APEOC, a UBES, a UNE, a Comissão de Direito Sindical, o Vereador João Alfredo e outros, ao som de uma banda marcial que marchou por todo o percurso tocando hinos e ornando a passeata.  
Todos reivindicavam melhorias nos instrumentos viabilizadores da dignidade da pessoa humana. Os professores focavam o cumprimento do piso salarial da categoria pelos Poderes Executivos locais, os alunos por melhores condições na estrutura educacional, os técnicos administrativos das IFES clamavam pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários, bem como denunciavam a eminente privatização do Hospital Universitário Valter Cantídio (Projeto de Lei que o transfere para a iniciativa privada em trâmite no Congresso Nacional).
O membro da Comissão de Direito Sindical OAB/CE, Clovis Renato Costa Farias foi convidado a subir no carro de som e utilizar-se da palavra, ocasião em que esclareceu que a Comissão se solidariza com os movimentos reivindicatórios, para que possa ser viabilizado o pluralismo político de idéias, maior responsável pela otimização do Estado Democrático de Direito na República Federativa do Brasil. Ademais, esclareceu que atendia ao convite da Presidente do SINDIUTE especialmente para testemunhar o caráter pacífico e, caso necessário, intermediar eventuais repressões, comuns em Fortaleza, como a que foram submetidos os professores da rede municipal na Câmara dos Vereadores neste ano, amplamente divulgada.
Reiterou Clovis Renato, por fim, os votos de que os poderes instituídos possam de fato realizar mesas de negociação dispostas a transacionar as vantagens dirigidas aos trabalhadores, com respeito aos posicionamentos dos maiores interessados, evitando-se que tais mesas permanentes se descaracterizem, descumprindo suas finalidades e vilipendiando o pluralismo de idéias, desrespeitando os cidadãos e o valor social que o constituinte originário deu ao trabalho, postado como fundamento da República Federativa do Brasil, na Constituição de 1988. Saudou os participantes, a união solidária ali instalada e creditou a organização do evento.
Tudo foi encerrado ordeiramente por volta das 18h.
Clovis Renato Costa Farias
Comissão de Direito Sindical OAB/CE
Secretário Geral em exercício

Nenhum comentário: