Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 17 de setembro de 2011

UTE PECÉM É PALCO DE MAIS UM DILEMA

UTE PECÉM É PALCO DE MAIS UM DILEMA

Desta vez, a periculosidade e insalubridade fez a revolta no site

Durante o ano de 2011, foram realizadas 03 paralisações para resolver diversas questões dentro da Termoelétrica. A última com as seguintes reivindicações: periculosidade, insalubridade, convênio médico para a família (com atendimento nacional), cesta básica, equiparação salarial, entre outras.

Ficou pendente a questão de periculosidade e insalubridade. Porém, os trabalhadores estão reivindicando neste momento, a periculosidade para todos os funcionários do site e a insalubridade apenas para os setores mais expostos. 
Havia um compromisso das empresas em fazer os estudos e implantações da periculosidade nos setores de risco. Mas, não é a reivindicação dos trabalhadores, a necessidade atual é que todos os companheiros da obra, hoje cerca de 7000 (sete mil), tenham direito à periculosidade.

Por iniciativa dos próprios trabalhadores, nos dias 08 e 09 de setembro, foi dado inicio a uma paralisação parcial. Porém, o SINTEPAV-CE os orientou ao retorno imediatamente para abrirmos um canal de negociação com as empresas, o qual foi agendado para ontem dia 15 de setembro de 2011, às 16h.

Durante essa reunião, foi apresentado uma proposta para atender 550 trabalhadores com a periculosidade em todo o site e 317 para a insalubridade somente no setor de carvão com o pagamento da faixa mínima que é de 10%. Nesta mesma reunião, foi argumentado pela comissão de trabalhadores que existem pessoas por parte das empresas que estão interessados em uma paralisação, no intuito de justificativa para o atraso das obras, principalmente por parte da MABE (administradora do site). Não foi informado nome de pessoas.

Foi relatado que alguém ligado à MABE, estaria orientando à empresa LOCABAN (prestadora de serviço de limpeza) a pagar a periculosidade para os trabalhadores que trabalham em altura. Os demais recebem insalubridade (conforme comprovantes de pagamentos examinados em anexo), também que os trabalhadores estariam sendo instigados pelo fato dos funcionários da LOCABAN (pessoas que trabalham com a limpeza de banheiros) estarem recebendo a periculosidade e os trabalhadores que trabalham direto com ferramentas e em altura no site ainda não terem acesso à periculosidade. Segundo eles, alguns companheiros estariam sendo chamados de “molengas” por não tomarem nenhuma atitude contra a essa situação.

Hoje, 16 de setembro em assembleia realizada às 7:30h com os trabalhadores no estacionamento da obra, foi apresentado a proposta e amplamente detalhada sobre os riscos de mais uma paralisação neste momento. Pois, podemos comprometer a periculosidade. Mesmo assim, por unanimidade, os trabalhadores não aceitaram a proposta oferecida pelas empresas e aprovaram a greve de imediato.

Após os esclarecimentos do presidente do sindicato, Raimundo Nonato Gomes, referente à ilegalidade e abusividade da greve ter inicio no dia de hoje, antes de ser notificado e do cumprimento do prazo legal, que seria de 48h após assembleia na obra e publicação de edital em veículo de comunicação impresso, ou seja, somente a partir de 0h de terça feira, dia 20 de setembro de 2011 é que seria possível a paralisação, os trabalhadores aprovarão então, a greve para o dia 20 de setembro às 7h sem data para o término.
O SINTEPAV-CE está tomando todos os cuidados para que os trabalhadores não sejam prejudicados. Foi publicado no Jornal Diário do Nordeste, edição do dia 16 de setembro de 2011, no primeiro caderno, página 17, o Edital de Assembleia Geral Extraordinária. Com isso, estamos abertos para negociação com as empresas, a fim de evitar a paralisação da obra na terça feira dia 20 de setembro de 2011.

Outras informações
Equipe de Negociação
SINTEPAV-CE
Raimundo Nonato Gomes
Presidente
SINTEPAV-CE



Nenhum comentário: