Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 16 de outubro de 2011

Ação: MUR - Comissão de Direito Sindical OAB/CE participa de debate


Lideranças do MUR e Clovis Renato

O Movimento Unir para Resistir (MUR) realizou debate com Clovis Renato Costa Farias, Comissão de Direito Sindical OAB/CE, sobre o tema ‘Os Sindicatos suas direções e lutas na conjuntura atual’, na Casa José de Alencar (mantida pela Universidade Federal do Ceará), Messejana/CE, 15.10.2011.
Na ocasião foi abordada a crise democrática brasileira, com foco na reforma política, sendo defendido o voto distrital como viável, em face das mazelas trazidas pelo sistema proporcional. Delimitou-se o funcionamento de eleição proporcional, distrital e misto.
Trabalhadores com a palavra para o debate
Como um dos maiores problemas, destacou-se a parcialidade do Poder Legislativo, ante a tal sistema proporcional com as coligações. Contexto mesclado à crise do sindicalismo nacional, com as ligações político-partidárias de determinadas diretorias, interesses individuais sobrepondo-se aos coletivos, funcionando em prejuízo aos ideais coletivos das categorias e à solidariedade de classe.
Os servidores manifestaram sua insatisfação com o Poder Executivo da União que até o momento ainda não tiveram seus representantes recebidos para negociação, mesmo após uma greve em praticamente todas as Instituições de Ensino Superior (IFEs), gerada pela falta de diálogo com a instituição de mesa de negociação para tratar sobre as reivindicações dos trabalhadores.

Clovis Renato em meio aos servidores
Expuseram os servidores, também, sua insatisfação com o provimento de um interdito proibitório durante a greve de 2011, o qual os obrigou a sair do Pátio da Reitoria da UFC, onde tinham seu comando de greve e pacificamente organizavam o movimento paredista.

Clovis Renato Costa Farias
Comissão de Direito Sindical OAB/CE


Nenhum comentário: