Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Aprimoramento: ÓCIO CRIATIVO - DOMENICO DE MASI - 2011


“A criatividade se torna o elemento essencial e modifica completamente a relação entre trabalho e tempo livre, ou seja, enquanto quem faz um trabalho de características manuais, repetitivo, separa nitidamente as horas de trabalho das horas de tempo livre. Quando soam as sirenes da fábrica o trabalhador vai embora, deixando seu turno na fábrica, ao contrário, para o trabalhador criativo esta divisão não existe. Se um metalúrgico vai ao cinema, se diverte e pronto. Se um jornalista vai ao cinema, se diverte, mas ao mesmo tempo trabalha, prepara o artigo para o dia seguinte e assim por diante. Ou seja, criou-se uma situação completamente nova e é isto que eu chamo de ócio criativo, isto é, uma situação na qual é difícil compreender a cada momento o que estamos fazendo. Por exemplo, é difícil compreender neste momento o que é que eu estou fazendo. Um pouco estou trabalhando, um pouco estou transmitindo idéias e, portanto, criando aprendizagem e um pouco estou me divertindo. Esta situação intermediária, na qual é difícil entender se alguém se diverte, estuda ou trabalha, isto é o que eu chamo de ócio criativo. Não significa preguiça, não significa fazer nada, significa fazer três coisas ao mesmo tempo. Divertir-se, criando alegria; trabalhar criando riqueza; estudar criando aprendizagem e saber. O conjunto de todas estas cosias é o meu paradigma, o paradigma da minha vida, o paradigma da minha escola, da universidade onde leciono, portanto, do meu curso. É o paradigma das outras atividades que faço, geralmente com os meus ex-alunos, que são atividades de vários gêneros. Eu ensino na universidade, faço consultorias para empresas, escrevo livros, trabalho com colaboradores: os jovens, meus ex-alunos com os quais organizamos notadamente o ócio criativo. Organizamos festivais, convenções, organizamos atividades nas quais se estabelece que estudo, trabalho e tempo livre são uma coisa só.
(Domenico de Mais. Cientista social e escritor italiano. Paradigma do Ócio Criativo. Net: http://www.youtube.com/user/3mestress?feature=mhsn#p/f/164/dQVVgqiV-lc)



Domenico De Masi nasceu em Rotello, na província de Campobasso, no sul da Itália, no dia 1 de fevereiro de de 1938. Residiu em 3 cidades italianas: Nápoles, Milão e Roma. Aos dezenove anos já escrevia para a revista Nord e Sud artigos de Sociologia Urbana e do Trabalho. Aos vinte e dois anos lecionava na Universidade de Nápoles. Mais recentemente assumiu o posto de professor de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza de Roma, além de ser diretor da S3 Studium, escola de especialização em ciências organizacionais que fundou. Escreveu diversos livros, alguns deles tidos como revolucionários, entre eles se destacam: "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra", "O Ócio Criativo" e "O Futuro do Trabalho". (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domenico_De_Masi)
OBRAS TRADUZIDAS PARA O PORTUGÊS:
·                     A Emoção e a Regra (1997) - Jose Olympio
·                     A Sociedade Pós-Industrial (1999) - Senac Sao Paulo
·                     Criatividade e Grupos Criativos, V.1 (2005) - Gmt
·                     Criatividade e Grupos Criativos, V.2 (2005) - Gmt
·                     Desenvolvimento Sem Trabalho (1999) - Esfera
·                     O Ócio Criativo (2000) - Gmt
·                     O Futuro do Trabalho(2003) - Jose Olympio
·                     A Economia do Ócio

Nenhum comentário: