Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Operação da térmica do Pecém fica para 2012

Publicado em 1 de novembro de 2011 

Usina já iniciou etapas de comissionamento, ou seja, a fase de testes da esteira transportadora de minérios

Antes esperada para o fim deste ano, a termelétrica Energia Pecém deverá iniciar a sua operação comercial somente em 2012, no primeiro trimestre. A usina, que está com 95% das suas obras concluídas, terá capacidade de produzir 720 megawatts (MW).
De acordo com a assessoria de imprensa do empreendimento, a usina já iniciou, entretanto, as etapas de comissionamento, ou seja, a fase de testes. A Energia Pecém está sendo construída por meio de uma parceria entre as empresas MPX, do empresário Eike Batista, e da portuguesa EDP, ambas com 50% de participação.
Entre os testes, inclui-se a utilização da esteira transportadora de minérios, através da qual a empresa já transporta o carvão, que chega no Terminal Portuário do Pecém. O carvão será utilizado como matriz energética na termelétrica. Os testes iniciaram ainda no primeiro semestre deste ano, com as experiências nos subsistemas do projeto, como a parte de transformadores e de tratamento de água, para que então possam ser integrados e possibilitem que seja feito "o primeiro fogo".
Atualmente, cerca de seis mil trabalhadores estão no canteiro de obras da usina, número que elevou-se em mil após as greves ocorridas nos primeiros meses do ano. Para garantir a agilidade das obras, também foi implantado o terceiro turno para a realização dos serviços.

A produção anual da termelétrica, que teve suas obras iniciadas no primeiro semestre de 2009, chega a 5.500 gigawatts, o que equivale, atualmente, a cerca de 70% do total de energia consumida em todo o Ceará.

Eólicas

Além da usina termelétrica e da usina solar de Tuaá, já em operação e que terá expansão de sua capacidade de produção de 1 MW para 2 MW no ano que vem, a MPX também investirá em energia eólica no Ceará. O protocolo de intenções para a instalação de um parque com 20 torres aerogeradoras nos arredores do Porto do Pecém foi assinado na semana passada pelo governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, representantes da Cearáportos e da MPX. O empreendimento deverá gerar entre 40 MWh e 50MWh e está orçado em R$ 150 milhões.
Andamento
95% das obras da usina estão concluídas. Termelétrica terá capacidade instalada para produzir 720 megawatts.
SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

Envio: Val Castello - MTE JP 2332/CE. ASCOM - SINTEPAV-CE / FORÇA SINDICAL CE. +55 (85) 3022 1874 / +55 (85) 8771 5228 / + 55 (85) 9624 7070

Nenhum comentário: