Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 20 de abril de 2012

COMISSÃO APROVA REDUÇÃO DOS RECURSOS NA JUSTIÇA TRABALHISTA


Para Roberto Santiago, proposta é de suma importância para o judiciário trabalhista.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na última quarta-feira (18) o Projeto de Lei 2214/11, do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que promove atualizações e aperfeiçoamentos no processamento de recursos no âmbito da Justiça do Trabalho.

Entre os objetivos que a proposta visa atender estão regular as hipóteses em que as súmulas vinculantes editadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) podem ser contrariadas; obrigar a uniformização de jurisprudência no âmbito dos tribunais regionais do trabalho; e instituir medidas que acelerem as decisões em recursos cujos temas estejam superados pela jurisprudência das cortes superiores.
Para o relator, Roberto Santiago (PSD-SP), o projeto trata de matéria de suma importância para o judiciário trabalhista, uma vez que poderá contribuir para a diminuição dos litígios trabalhistas e do número de recursos para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). "Um aspecto positivo da proposta é a adoção de medidas para coibir a interposição de recursos meramente protelatórios", explicou.
Santiago lembra que isso já está previsto na Emenda à Constituição 45/04, que assegurou a todos, no âmbito judicial e administrativo, a razoável duração do processo e os meios que garantam a rapidez da tramitação.
Contrário
O deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) apresentou voto em separado pela rejeição do projeto e das emendas a ele apresentadas. "O projeto, no intuito de conferir maior celeridade ao processo trabalhista, acaba por mitigar a aplicação dos princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório, do duplo grau de jurisdição e da segurança jurídica", disse.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será agora analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive no mérito.
Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: