Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tribunais trocam experiências sobre processo eletrônico



Presidentes e corregedores de tribunais brasileiros participaram nesta terça-feira (29) do I Encontro Nacional sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF). O evento foi aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro Ari Pargendler, e contou com a presença da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, entre outras autoridades do Judiciário.


O encontro teve o objetivo de promover trocas de experiências entre os tribunais que utilizam o sistema de automação dos processos judiciais desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais, o PJe. A digitalização dos processos permite acesso à rotina e acompanhamento dos processos jurisdicionais e administrativos no Judiciário, possibilitando mais transparência e rapidez no andamento dos autos. 
Gratuito e de código livre, o PJe permite unificar com segurança e racionalização a tramitação de demandas judiciais, eliminando totalmente o uso do papel nos processos. A meta é expandir esse sistema para todos os tribunais do Brasil, adaptando-o às peculiaridades dos diversos tipos de processos. 
O sistema elimina também inúmeras rotinas burocráticas, executadas manualmente por servidores. Com a automação, não haverá mais perda de tempo com tarefas burocráticas, criando condições para dar maior celeridade ao andamento dos processos. 
Com informações do CNJ e CJF.

Nenhum comentário: