Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 12 de junho de 2012

Direitos Humanos, com Democracia e aprendizado, marcaram as primeiras visitas diagnóstico do Projeto Comunidade e Direitos Sociais do EDH


Os oito membros do Projeto Comunidade e Direitos Sociais do EDH/Faculdade Christus, orientado pelo Professor Clovis  Renato Costa Farias fizeram sua primeira visita às escolas profissionalizantes do Estado do Ceará para diagnosticar a realidade dos locais em que serão desenvolvidos os objetivos do projeto, conhecer o público alvo, os professores, apresentar os temas e fazer as escolhas da temáticas principais a serem apresentadas.
Das três escolas a serem atendidas, foram visitadas as Escolas Estaduais Profissionalizantes Joaquim Moreira e Júlia Giffoni, realizadas às 13h, na primeira, durando até às 14h30min, e 15h na segunda, com saída  às 17h.
Em ambas as escolas, os integrantes do projeto apresentaram diversos temas ligados ao Direito do Trabalho, dentre os quais: Trabalho da Mulher, Trabalho Digno, Trabalho do Adolescente e Salário, previamente selecionados. 
O Professor Orientador  inciou sua fala apresentando aos alunos das escolas as finalidades essenciais do Projeto, que tem parceria com a AMATRA VII, expondo seus objetivos e  explicando como seria a seleção dos dois temas que serão trabalhados ao longo do ano.
Na primeira escola, EEP Joaquim Moreira, a aluna do Curso de Direito da Faculdade Christus Priscilla Justa abordou o ‘Trabalho da Mulher’, seguida por Igor Ian que explicou ‘Trabalho Digno’, Ticyanne Pereira dispôs sobre ‘Trabalho na Adolescência’, José Erick explanou sobre ‘Salário’.
O tema selecionado por votação, em contraste visual (levantamento das mãos) pelos alunos da escola da EEP Joaquim Moreira, para ser aprofundado no próximo encontro pelos membros do EDH foi ‘Salário’.  Conforme a opnião de alguns do corpo discente da escola, a iniciativa do Projeto será importante para sua futura formacão profissional.
Houve participação aproximada de 400 alunos (todas as turmas de ensino médio da escola), ficando a sugestão para que fiquem melhor posicionados na ocasião da apresentação (próxima visita), em agosto, de modo que todos fiquem posicionados diante dos apresentadores.
Na segunda escola visitada, EEP Júlia Giffoni,  observou-se  um ambiente organizado, no qual  os temas apresentados foram ministrados pelas alunas: Luma Vidal com o tema Trabalho da Mulher, Jéssica Ximenes ‘Trabalho Digno’, seguida de Bianca Rocha com ‘Trabalho na Adolescência’ e Stephanie Holanda com ‘Salário’.
Por conta da estrutura da escola e do número de alunos (dez turmas, com uma média de 500 alunos), foram necessárias duas apresentacões, sendo a primeira para os alunos do 1º ano do ensino médio, os quais escolheram o tema ‘Trabalho Digno’, e, na segunda apresentação, para alunos de 2º e 3º ano, foi selecionado o tema ‘Salário’.
Segundo o aluno Rubens Alves (19 anos): ‘’ A experiencia fora de sala de aula está sendo inovadora para nós.’’ Depoimento compartilhado pelos participantes do Projeto do EDH, apanhado nas afirmações apresentadas nos momentos de descontração do grupo ao voltarem para a Faculdade Christus após os trabalhos. Neste passo, destacou Igor Ian que ‘está sendo de suma importância para nós esse contato com um ramo do Direito em atividades extraclasse’’.
Foi uma tarde de trabalho, descontracão, interacão e aprendizado. Tudo foi ocorrendo em atmosfera jovem, fluindo em uma saudável competição. No momento de escolha dos temas, instigou-se os alunos das escolas à participação, ao mesmo tempo que ampliou-se a motivção dos alunos voluntários do EDH/Faculdade Christus.
Por  fim, uma frase encontrada na parede da primeira escola, encaixou-se perfeitamente à nova realidade vivenciada pelos membros do EDH, repelta de trocas mútuas de conhecimento : ’É graca divina comecar bem. Graca maior persistir na caminhada certa, mas graca das gracas é nunca desistir.’, afixada na entrada da escola Joquim Moreira.
Delimitou-se que será trabalhado nas duas escolas os temas 'Salário', 'Trabalho Digno' e 'Trabalho da Adolescência', de forma integrada, atendendo aos interesses manifestados pelos alunos por ocasião da visita diagnóstico. Decisão tomada por todos os membros do EDH ao final da apresentação em reunião efetiva durante o transporte de retorno para a Faculdade Christus, competentemente capitaneado pelo motorista Alexandre, funcionário da Instituição.
Quanto aos demais classificáveis na seleção do Projeto Comunidade e Direitos Sociais do EDH/Faculdade Christus, orientado pelo Professor Clovis Renato, acordou-se que, ante ao correr dos trabalhos, fica momentaneamente inviável a participação dos demais.
A última visita diagnóstico ocorrerá na próxima semana, segunda dia 18.06, na EEP Onélio Porto, Conjunto José Valter, às 15h.
Igor, Luma, Ticyanne, Stephanie, Bianca, Éric, Pryscila, Jéssica e Clovis Renato

Igor Ian – Membro do EDH
Jéssica Ximenes – Membro do EDH

Nenhum comentário: