Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 29 de julho de 2012

Presidente do Uruguai considera necessária uma fusão entre MERCOSUL e UNASUL


O presidente uruguaio, José Mujica, considera necessária uma fusão entre os blocos regionais MERCOSUL e UNASUL no futuro, já isso poderia propiciar que ambas sejam mais “flexíveis” e “realistas”, em declaração ao seminário Búsqueda. “Temos que pensar 20 anos à frente”, disse o mandatário uruguaio ao seminário, e sugeriu “transformar o MERCOSUL em UNASUL, ou o contrário, em uma só coisa!.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é integrado por Argentina, Brasil, Paraguai – atualmente suspenso- e Uruguai. A União de Nações Sul-americanas (UNASUL), mecanismo de ação política regional, que é integrada pelos quatro membros do MERCOSUL mais Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Venezuela. “Não sei como chamará, mas temos que argumentar que precisamos andar em outras definições institucionais, que primeiro sejam muito mais flexíveis e que sejam mais realistas”, afirmou Mujica, que assegurou que na semana passada, na cúpula da cidade argentina de Mendonza, levou a vários presidentes a proposta de unir ambos os blocos.
Da mesma forma, Mujica se referiu à polêmica aprovação do ingresso da Venezuela ao MERCOSUL simultaneamente a suspensão do Paraguai, ao mesmo tempo da destituição de Fernando Lugo da presidência mediante um juízo político. “Nós agregamos à Venezuela, porque agora estamos comprometidos com o petróleo venezuelano  e com  a realidade venezuelana. E também gritamos ao mundo: Parem, esse petróleo nos precisamos aqui!”, disse Mujica a Búsqueada. Na cúpula em Mendoza os presidentes do MERCOSUL e UNASUL decidiram suspender o Paraguai até as eleições de 2013, e aprovar a entrada da Venezuela em uma reunião que se realizará no Rio de Janeiro em 31 de Julho.
O ingresso da Venezuela como membro pleno estava travado pelo Congresso paraguaio, o único legislativo dos participantes do Bloco que não haviam ratificado sua entrada.
Fonte: STF

Nenhum comentário: