Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Construção Civil responde por 40% das autuações por irregularidades relacionadas à segurança no trabalho


A construção civil é o setor mais autuado em inspeções relacionadas à segurança e saúde no trabalho. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de cada 100 processos administrativos iniciados após vistoria de auditores fiscais do trabalho, 37 envolvem empresas de construção civil. Em 2011, das 75.628 autuações realizadas, 27.784 envolviam empresas responsáveis por canteiros de obras.

Para tentar reverter esse cenário, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e outras 25 instituições vão reunir trabalhadores e representantes de construtora para alertar sobre como a negligência e a falta de prevenção contribuem para os acidentes de trabalho no Brasil. O encontro será realizado às 10h desta sexta-feira (17/8) nas obras do estádio Plácido Castelo (Castelão).
A ação integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST em abril do ano passado. Fortaleza será a oitava capital a realizar um ato público pelo trabalho seguro. O evento já foi realizado no Rio de Janeiro, Natal, Cuiabá, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, sempre com o objetivo de alertar a sociedade para a gravidade do problema social e econômico provocado pelos acidentes de trabalho.
De acordo com dados do MTE, a agricultura foi o segundo setor mais autuado por irregularidades relacionadas à segurança e saúde no trabalho durante o ano passado. Foram 9.585 autuações. Ainda assim, elas equivalem a cerca de um terço das notificações feitas à construção civil.
A negligência faz com que o operário da construção civil tenha três vezes mais probabilidade de sofrer acidentes mortais e duas vezes mais de sofrer ferimentos que qualquer outro trabalhador. De acordo com o Ministério da Previdência Social, a construção civil contabilizou 54.664 acidentes em 2010, dos quais 36.379 se enquadram com “acidentes típicos” – quedas em altura, causa mais comum de lesões e morte, e acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas.
Participações: Entre as autoridades e personalidades confirmadas no ato público desta sexta-feira (17/8) no Castelão estão o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar, o cantor Raimundo Fagner e o ex-jogador da seleção brasileira Careca.
Fonte: TRT7

Nenhum comentário: