Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 12 de agosto de 2012

Trabalho Decente: Diretora da OIT destaca busca pelo consenso

Brasília, 10/08/2012 - A diretora do escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, afirmou nesta sexta-feira (10) que o esforço dos delegados em busca de um consenso é um dos pontos positivos da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente. Segundo ela, a disposição dos delegados das três bancadas de discutir proposições divergentes, em vez de optarem simplesmente pela aprovação ou eliminação das propostas, como previsto no regimento, faz com que eles caminhem rumo ao que classificou de “construção de pontes para processos”.
“Tenho muita confiança de que esse processo será muito bem sucedido porque acho que esse é o sentimento entre os delegados das três bancadas, governo, trabalhadores e empregadores e da sociedade civil”, disse Abramo.
De acordo com a diretora da OIT, a Conferência está se desenvolvendo de maneira positiva, com os delegados e observadores muito preparados e defendendo suas posições com muita convicção. Ela disse ter confiança de que o processo de discussão nos grupos temáticos será muito bem sucedido em razão do sentimento que pôde perceber entre os delegados das bancadas, governo, trabalhadores e empregadores e da sociedade civil.
“Esperamos também que isso não acabe com o término da Conferência, amanhã, e sim continue, com o início do processo de discussão da Política Nacional de Emprego e Decente e a continuidade dessa discussão, tanto no plano nacional quanto no plano estadual”, comentou a dirigente da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A diretora da OIT considera que a participação na abertura da I CNETD de cinco ministros de estado, além do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, demonstra que o tema Trabalho Decente é intersetorial e necessita ser pensado de diversas formas. Segundo ela, a expectativa comum é que a I CNETD termine com a definição das diretrizes da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente e reafirmando a importância do tripartismo e do diálogo social.
Fonte: MTE

Nenhum comentário: