Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cartilha para combater o trabalho infantil


SALVADOR (Notícias da OIT) - O que é considerado trabalho infantil e suas principais características; as atividades laborais que os adolescentes, entre 15 e 17 anos, podem exercer e o fluxo de atendimento da criança e adolescente em situação de trabalho infantil, detalhando órgãos e entidades para onde os mesmos devem ser encaminhados, são algumas das informações constantes na Cartilha de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Fruto de parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a publicação foi lançada na última sexta-feira, dia 19, em solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia - CAB.
Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, a Cartilha é uma ferramenta importante para dar conhecimento da existência desse tipo de trabalho. “A família e a própria sociedade têm a compreensão equivocada de que o trabalho, mesmo sendo infantil, é algo necessário para a formação do caráter do indivíduo. Daí a importância desta publicação, que informa e esclarece o que é o trabalho infantil e quais as suas consequências, inclusive na saúde da criança”, informou.
O coordenador Nacional do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da OIT, Renato Mendes, apresentou o mapeamento da situação do trabalho infantil no Brasil. A conscientização do consumidor para a origem dos produtos adquiridos; a adoção de políticas específicas para cada faixa etária na área da educação e no acesso ao mercado de trabalho e a regulamentação da terceirização - que precariza o trabalhador e deixa seus filhos em situação vulnerável - foram alguns dos desafios apontados por Renato Mendes para erradicar o trabalho infantil no estado.
Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trabalho infantil reduziu-se na Bahia, mas ainda assim apresenta um contingente de 400 mil crianças em situação de trabalho. Apesar do declínio registrado pelo Censo, Governo, sociedade, trabalhadores e empregadores baianos mantêm-se mobilizados na execução de políticas públicas com vistas à eliminação desse grave problema social. A Agenda Bahia do Trabalho Decente, que priorizou o combate ao trabalho infantil, é um exemplo desse esforço coletivo.
Presente à solenidade, a presidente do Sindicado dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindomésticos/Ba), Cleusa Santos, alertou para uma prática que ainda persiste na Bahia e em muitos outros estados brasileiros: o trabalho doméstico realizado por crianças. “Na maioria das vezes, elas são trazidas do interior com a promessa que serão ‘criadas’ por essas famílias. Mas acabam exercendo o trabalho doméstico, que tem uma carga excessiva para uma criança ou adolescente, além de ficarem fora da sala de aula”, afirmou.
A Cartilha Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil soma-se às outras sete publicações da Coleção Trabalho Decente: Trabalho Doméstico; Cipa, do Trabalhador, da Previdência Social, da Promoção da Igualdade, Gênero e Raça no Trabalho, de Combate ao Trabalho Escravo e Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Em formato de bolso e com linguagem acessível, elas são distribuídas gratuitamente e estão disponíveis para download no Portal do Trabalho Decente: www.setre.ba.gov.br/trabalhodecente.
 A coleção proporciona às instituições de Governo, trabalhadores e empregadores informações importantes no desenvolvimento de uma relação de trabalho digna.
Com informações da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia
21/10/2012
Fonte: OIT

Nenhum comentário: