Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Conheça os finalistas da 5ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos - O Projeto Comunidade e Direitos Sociais da UNICHRISTUS (EDH) é um deles


A Comissão de Direitos Humanos já decidiu quem são os finalistas da 5ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. Os magistrados se reuniram no último dia 20 de setembro para analisar os 115 trabalhos inscritos. A premiação acontecerá no dia 28 de novembro, em São Paulo.

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Sandra Berteli, esteve à frente da seleção dos trabalhos, que também contou com a ajuda do jornalista e professor universitário Lunde Braghini, que fez uma pré-seleção das matérias jornalísticas que concorrem ao prêmio. Além dos finalistas em cada categoria, também foram selecionados trabalhos para receber menção honrosa.
Confira abaixo os finalistas de cada categoria. 
CATEGORIA CIDADÃ
Título do trabalho: Desenvolver-se também é divertido
Participante: Associação Pró-Criança e Família Recife (PE)
Resumo: O projeto que ora se apresenta está direcionado ao combate e à prevenção do trabalho infantil. O objetivo é visar o estímulo ao desenvolvimento, à formação e à aprendizagem com contraturno escolar, sempre de modo a proporcionar maiores oportunidades de diversão. Existe uma escolinha de teoria e prática de violão, com aquisição de instrumentos, e foi potencializada a oficina de artesanato numa perspectiva de reciclagem para confecção de brinquedos. Projeto que conta com o apoio da Amatra da 6° região (PE).
Título do trabalho: Promotoras Legais Populares pelo Trabalho Doméstico Decente
Participante: Universidade Católica de Brasília-UCB: Taguatinga (DF)
Resumo: O projeto baseia-se em consolidar e fortalecer um grupo de mulheres trabalhadoras domésticas capazes de redimensionar e construir criticamente a opinião pública e produzir ações concretas de intervenção na realidade social. Para tal, foram realizados encontros semanais nas tardes de sábado, já que a maioria das domésticas trabalha no sábado pela manhã, com oficinas que contaram com a participação de profissionais de direito, serviço social e psicologia, auxiliados por estudantes da área e acompanhados por movimentos feministas e popular, além da parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

CATEGORIA TJC
Título do trabalho: TJC na Toyama
Participante: Escola Estadual de Ensino Fundamental Toyama Rio Grande do Sul
Resumo: A primeira etapa do programa possibilitou a formação de 31 professores em assuntos relacionados ao Direito Penal, a abordagens psicológicas de determinadas situações enfrentadas pelos professores no âmbito escolar, como violência e bullying e, principalmente, ao Direito do Trabalho.
Clovis Renato e o grupo do Projeto Comunidade e Direitos Sociais

Título do trabalho: Comunidade e direitos sociais
Participante: Clovis Renato Costa Farias Ceará
Resumo: O Projeto objetiva promover a educação em Direitos Humanos, em ramo integrante dos direitos fundamentais de segunda dimensão, para esclarecer aos alunos das escolas públicas profissionalizantes, já conveniadas com a Amatra VII, sobre direitos básicos do trabalhador.

CATEGORIA IMPRENSA
SUBCATEGORIA FOTOGRAFIA
Título do trabalho: Reciclado vidas
Participante: Alexandre Antonio Ribeiro Gondim Recife (PE)
Resumo: As ruas e avenidas se viram uma terra sem fiscalização, com lixos em toda a parte onde catadores fazem triagem dos dejetos no meio da rua, as margens do rio Capibaribe.

Título do trabalho: A dor se repete
Participante: Marcos Porto Blumenau (SC)
Resumo: O flagrante ocorreu instante após o irmão do trabalhador, um pintor, ter caído do 11º andar de um edifício em obras no centro de Balneário Camboriú, cidade litorânea de 108 mil habitantes em Santa Catarina.

SUBCATEGORIA RÁDIO
Título do trabalho: Começar de Novo – Da capacitação ao esporte: o recomeço dos detentos
Participante: Ana Lúcia Almeida Caldas Oliveira Brasília (DF) 
Resumo: A reportagem foi veiculada em fevereiro de 2012, com base em depoimentos de detentos e egressos do sistema prisional, e a idéia foi mostrar o recomeço e a perspectiva dessas pessoas através da inserção no mercado de trabalho. A matéria aborda também os acordos firmados para contratar mão-de-obra de presos em obras da Copa. A reportagem quer mostrar que novas chances são possíveis.
Título do trabalho: Especial Jogadores de Futebol
Participante: Marcela Duarte D’Alessandro Brasília (DF)
Resumo: As reportagens sobre fraudes trabalhistas em clubes profissionais de futebol foram realizadas em aproximadamente um mês.  Com a finalização da série, a intenção é de que o público-ouvinte possa perceber que a vida de jogador de futebol geralmente ligada a vitórias, sucesso, dinheiro e mulheres, pode ter uma realidade bem diferente.

SUBCATEGORIA TELEVISÃO
Título do trabalho: Segunda chance
Participante: Caco Barcelos
Resumo: O programa Profissão Repórter acompanhou o esforço de ex-detentos para recuperar suas vidas do lado de fora das grades. Em três reportagens, durante três meses, as equipes acompanharam histórias de pessoas que saem da prisão ou ganham liberdade provisória e tentam uma SEGUNDA CHANCE.
Título do trabalho: Nosso lixo
Participante: Carina Dourado Rodrigues Brasília (DF)
Resumo: O lixo é o tema da reportagem que mostrou como a gestão dos resíduos sólidos no Brasil está ligada às condições de miséria, onde há quase total ausência de direitos humanos. Mostrou ainda iniciativas da sociedade civil para converter o lixo orgânico, que as ações públicas chamam de dejeto, em adubo de qualidade, que é facilmente produzido em casa.
SUBCATEGORIA IMPRESSO
Título do trabalho: Profissão perigo
Participante: Ana Cristina d’ Angelo
Resumo: A série mostra os acidentes de trabalho principalmente os que resultam em morte, pela situação em que as famílias ficam após os acidentes com vítima. Os sindicatos de diferentes categorias foram procurados em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte para passar informações, dados ou contatos das famílias das vítimas para confecção da série. Houve muitos relatos das famílias, estatísticos e governo.
Título do trabalho: Fora da Lei
Participante: Joelmir Tavares de Rezende Belo Horizonte (MG)
Resumo: A série de reportagens mostrou que trabalhadores são explorados em obras com a participação direta ou indireta do governo federal, em vários Estados. Um dos principais projetos da atual gestão, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem registros de descumprimentos de legislação trabalhista e convenções coletivas, má-fé de empresas terceirizadas, perseguições e represálias a grevistas, fiscalização insuficiente e até escravidão.
Notícia publicada em:2 de outubro de 2012
Fonte: ANAMATRA

Nenhum comentário: