Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cooperativas têm papel central no aumento da produção de alimentos


GENEBRA (Notícias da OIT) – Ao celebrar o Dia Mundial da Alimentação, o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, destacou o papel central das cooperativas agrícolas para garantir que todos se beneficiem do direito à alimentação.
Estima-se que cerca de 870 milhões de pessoas padecem de desnutrição em nível mundial.

“A experiência no mundo demonstra que os agricultores, os pescadores, os silvicultores e os pastores têm recorrido à organização em cooperativas para aumentar a produção de alimentos, ampliar o acesso aos mercados, obter melhores preços sobre os produtos agrícolas, participar de maneira mais eficaz nas cadeias de comercialização mundiais e também para administrar os recursos naturais e melhorar a segurança alimentar”, afirmou Ryder em uma declaração.
Ryder enfatizou o valor “do modelo cooperativo – e das cooperativas agrícolas em particular – em garantir que todos possam beneficiar-se do direito à alimentação e como um meio para alcançar uma vida decente, um trabalho decente e o desenvolvimento sustentável”.
As cooperativas têm contribuído também para ampliar o acesso aos serviços financeiros e à cobertura da proteção social.
“Que nossas ações respaldem o movimento de cooperativas e permitam que as cooperativas adquiram cada vez mais importância, que sejam capazes de criar empregos decentes e de apoiar as comunidades agrícolas, já que seus produtos alimentam as famílias, as comunidades e o mundo”, acrescentou.
“As cooperativas agrícolas alimentam o mundo” é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2012, cujo objetivo é sensibilizar sobre as estratégias para erradicar a fome.
16/10/2012
Fonte: OIT


Nenhum comentário: