Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Elmano recebe apoio dos movimentos sindicais / SP e Salvador: mapas eleitorais e luta de classes



Vice-Prefeito, Senador Pimentel, Força Sindical, CUT/Nacional, CTB, CUT/CE, Elmano de Freitas, Pres. CUT/Nacional, Joana (Pres. CUT/CE), Conlutas, NCST

Publicado em 24/10/2012 - 16:55 por Roberto Moreira
Texto: Diário do Nordeste
Elmano de Freitas recebeu nesta quarta-feira o apoio dos movimentos sindicais da cidade, que se reuniram em um hotel na Praia de Iracema para receber o petista e explicar a importância de votar no candidato do PT. O evento teve a participação do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, da presidente da CUT no Ceará, Joana Almeida e de representantes do Conlutas, Força Sindical, CTB e Nova Central.
Elmano iniciou sua fala dizendo estar feliz e orgulhoso por ter a seu lado o movimento sindical da cidade. O candidato do PT disse que criará em sua gestão um conselho formado por segmentos sindicais e que se reunirá periodicamente para avaliar sua gestão. Elmano também falou de avanços que o governo do PT promoveu em Fortaleza a favor dos trabalhadores, como a tarifa social aos domingos, ampliando o número de cidadãos com acesso ao transporte.

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, destacou que em Fortaleza tem dois lados definidos: o lado do “candidato dos patrões” e o lado do “candidato dos trabalhadores”. “E nós, como sindicalistas, temos que votar do lado dos trabalhadores”.
Vagner afirmou que quem xinga o PT, ataca Luizianne e Elmano, não pode dizer que está do lado de Dilma e de Lula. “Nós vamos fazer uma cruzada nacional em defesa do PT”, afirmou. “Nós sabemos o que era Fortaleza 8 anos atrás e o que é a cidade hoje”.
Notícia do dia: Publicada em 23/10/2012 - 19:39 por Roberto Moreira
Nessa quarta-feira (24), às 15 horas, trabalhadores representantes de diversas centrais sindicais irão manifestar o apoio ao candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas. O encontro que será realizado no Hotel Blue Tree, na Rua Dr. Atualpa Barbosa de Lima, contará com a presença do Presidente Nacional da CUT, Wagner Freitas.  Participarão também do ato de apoio ao candidato do PT, a Presidente da CUT Ceará, Joana Almeida, além de sindicalistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores e Central Sindical e Popular (Conlutas).

Segundo Joana Almeida, o apoio à Elmano é pelo fato do candidato petista ter história ao lado da classe trabalhadora e “estar em sintonia com as propostas dos sindicatos para o avanço da economia, da luta das mulheres e ações que proporcionem mais e melhores condições de emprego”. A Presidente da CUT citou sobre a vinda de Lula hoje a tarde, em comício da Coligação Pra Cuidar das Pessoas, um dos avanços conquistados com os governos do PT: “A principal mudança dos últimos dez anos é a negociação permanente que foi aberta com os trabalhadores”. E acrescentou entre as razões para escolher Elmano como candidato em Fortaleza: “Nós temos um lado que é o do trabalhador”.

SP e Salvador: mapas eleitorais e luta de classes
Por Bruno Huberman | Reduto Eleitoral – ter, 23 de out de 2012
Os mapas eleitorais – aqueles que apontam qual candidato foi o mais votado nos colégios eleitorais – são bastante reveladores em época de eleições. Eles ajudam, por exemplo, os concorrentes a definirem suas estratégias de campanha.
No pleito municipal deste ano, dois mapas chamam atenção pela sua rígida divisão geográfica, que nos leva a crer como as orientações partidárias e ideológicas dos cidadãos estão diretamente conectadas com as caracaterísticas socio-econômicas de suas regiões.
Clovis Renato (Comsindical OAB), membros da CUT, Elmano, Raimundo (Força SIndical)

Em Salvador e São Paulo, os dois municípios que apresentam as disputas mais quentes no segundo turno das eleições, a divisão na cidade em dois blocos é gritante. Mais do que isso: em ambos os casos essa separação ocorre entre ricos e pobres.
Na capital baiana, os colégios eleitorais mais abastados, aqueles próximos do mar, votaram em peso no candidato ACM Neto (DEM) no primeiro turno da eleição municipal. Já o rival Nelson Pelegrino (PT) foi o campeão de votos nos bairros mais afastados e pobres, como mostra o mapa eleitoral soteropolitano ao lado, onde os votos do democrata estão marcados em azul e o do petista em vermelho.
Já a capital paulista não apresenta dois blocos uniformes como o de Salvador, mas a partição acontece da mesma forma. Nas regiões periféricas da cidade, onde se concentram as pessoas com menor renda, Fernando Haddad (PT) foi o mais votado. Já na região central, onde estão os bairros de elite, José Serra (PSDB) levou a melhor. O mapa eleitoral paulistano ao lado torna evidente essa divisão: os votos do tucano, em azul, concentram-se ao centro enquanto os votos do petista, em vermelho, aos extremos.
Esses mapas eleitorais nos mostram como nunca é tarde para retornar aos clássicos e perceber, como apontara o velho Marx, que a luta de classes ainda é o motor da vida política moderna.
Fonte: Yahoo

Fotos: Clovis Renato Costa Farias
Página Vida, Arte e Direito (vidaarteedireito.blogspot.com)
Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com)
Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress)

Nenhum comentário: