Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Empregadores e trabalhadores juntos para enfrentar desemprego juvenil


MADRI (Notícias da OIT) – Os representantes das organizações de empregadores e de trabalhadores dos países ibero-americanos subscreveram uma declaração conjunta alertando sobre a necessidade de serem tomadas medidas para enfrentar os problemas dos jovens que ingressam no mercado de trabalho e fizeram um apelo aos governos para colocar o pleno emprego como um objetivo estratégico.

Os representantes de empregadores e trabalhadores se comprometeram a promover junto aos governos ibero-americanos uma Conferência Regional Tripartite que se realizaria em 2013 para incentivar e melhorar políticas e programas relacionados com o emprego dos jovens.
A reunião de interlocutores sociais ibero-americanos contou com a presença do novo Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, da Diretora Regional da OIT para a América Latina e o Caribe, Elizabeth Tinoco, e do Diretor da Divisão de Assuntos Econômicos da Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB), Federico Poli.
A delegação dos empregadores foi chefiada pelo vice-presidente executivo da Organização Internacional de Empregadores (OIE), Daniel Fuentes de Rioja, e pelo secretário geral da Confederação Sindical das Trabalhadoras e Trabalhadores das Américas (CSA), Victor Báez.
A “Declaração de Madri sobre Emprego Juvenil” destaca que no mundo existem cerca de 75 milhões de jovens desempregados, “com casos extremos como os de Espanha e Portugal, onde se registra um desemprego superior a 50 por cento e 35 por cento respectivamente, enquanto que na América Latina é de cerca de 15 por cento”.
O IV Encontro Iberoamericano de Interlocutores Sociais realizou-se neste final de semana em Madri, convocado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela SEGIB no marco do processo relacionado com a XXII Cúpula Iberoamericana que se reunirá na cidade espanhola de Cádiz em 16 e 17 de novembro deste ano.
Os encontros ibero-americanos de interlocutores sociais são parte de um processo de apoio ao fortalecimento do diálogo social iniciado em 2005, orientado para contribuir ao consenso entre empregadores e trabalhadores neste espaço regional.
29/10/2012
Fonte: OIT

Nenhum comentário: