Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Guy Ryder: o ensino é uma profissão sitiada


GENEBRA (Notícias da OIT) – A crise econômica afetou gravemente as condições de trabalho e os salários de muitos professores, afirmou o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, em uma declaração emitida às vésperas do Dia Mundial dos Professores.

Ryder assinalou que a carência de docentes provocou um aumento do número de alunos por aula na medida em que diminuem o financiamento destinado aos serviços de apoio e materiais para as escolas.
“Tudo isso contribuiu com a deterioração da posição dos mestres”, declarou. “Lamentavelmente, a docência é uma profissão sitiada”.
Ryder também denunciou a contratação de “docentes não certificados ou pouco qualificados para reduzir déficit”. Fez um apelo em favor de “uma capacitação inicial e permanente de qualidade”, a fim de garantir que os docentes tenham a formação adequada para exercer esta profissão tão exigente.
“As pessoas não percebem o ensino como uma profissão atrativa e muitos professores de fato a abandonam”, indicou.
São necessárias medidas urgentes
Ryder insistiu em que é necessária uma “ação urgente” para promover um diálogo social eficaz, melhorar a posição dos professores e desenvolver políticas e estratégias dirigidas a atrair e motivar as pessoas ao ensino.
Acrescentou também que em muitos países persistem as limitações à liberdade sindical e ao direito à negociação coletiva para os professores.
Outras das prioridades que mencionou é a necessidade de “promover a igualdade de gênero” não somente a fim de garantir igualdade de oportunidade e tratamento para os professores mas também para oferecer “modelos positivos” aos estudantes.
Ryder destacou que a educação é “um dos pilares do crescimento econômico e do desenvolvimento social sustentável”.
“As crianças que vão à escola têm maiores oportunidades de evitar o trabalho infantil. Quando crescem e têm filhos estão melhores preparadas para cuidá-los. Os filhos de pais instruídos recebem uma alimentação e cuidados mais adequados”, concluiu Ryder.
O Dia Mundial dos Professores é celebrado em 5 de outubro para comemorar a adoção da Recomendação OIT/UNESCO relativa à situação do pessoal docente, 1966. O lema deste ano é “Apoia teus professores!”.
Fonte: OIT

Nenhum comentário: