Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Liberdade sindical e crescimento econômico


BRASÍLIA (Notícias da OIT) – Em palestra na VIII Conferência da Global Labour University, realizada na Universidade de Campinas, o Diretor Adjunto do Escritório da OIT no Brasil, Stanley Gacek, ressaltou que “mais liberdade sindical, mais organização sindical e mais negociação coletiva geram mais crescimento econômico”.

Ele disse que as normas fundamentais da Organização Internacional do Trabalho não são apenas princípios essenciais que deveriam ser protegidos nesta época de crise global. “São absolutamente responsáveis para a solução e a saída desta crise em termos de crescimento e desenvolvimento sustentável”, afirmou. O tema da reunião foi “Crescimento sustentável, desenvolvimento e trabalho” e o evento foi realizado na semana passada.
Gacek ressaltou que a Global Labour University é fundamental para a missão da OIT. O alicerce da OIT é o diálogo social, que depende totalmente da existência dos sindicatos. “E a Global Labour University tem tudo a ver com esta meta, por meio de um programa de educação de alta qualidade para as lideranças e representantes sindicais do mundo”, afirmou.
A Global Labour University é uma rede internacional de universidades, sindicatos, ONGs e da qual faz parte também a Organização Internacional do Trabalho. Iniciou suas atividades 2002 e oferece mestrado em programas de desenvolvimento sustentável,  justiça social, normas internacionais do trabalho e do comércio/trabalho sindicatos, as políticas econômicas e as instituições globais.
Universidades e organizações de trabalhadores de todo o mundo desenvolveram conjuntamente esses programas exclusivos globais. Os programas visam permitir que as organizações de trabalho e movimentos sociais participem mais efetivamente no diálogo social , e do debate na implementação de políticas públicas.
Fonte: OIT

Nenhum comentário: