Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ministro Felix Fisher dá início ao seminário Justiça em Números 2012


Autoridades participaram na noite desta segunda-feira (29) da abertura do seminário internacional Justiça em Números 2012, que ocorre no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ) até amanhã (30) e é destinado a apresentar uma radiografia do Poder Judiciário brasileiro.

Compuseram a mesa de abertura os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto; do Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, João de Assis Mariosi; além do ministro João Batista Brito Pereira, do Tribunal Superior do Trabalho, e o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano.
O ministro Felix Fisher, como anfitrião do evento, saudou os presentes destacando que o “Justiça em números” é uma das mais inovadoras atividades do CNJ. Insere-se, segundo ele, no esforço do Poder Judiciário para ampliar a transparência e adotar métodos modernos de planejamento, gestão e avaliação de desempenho.
As informações hoje divulgadas, ressalta Fisher, permitem autoconhecimento da Justiça e constituem instrumento essencial para a formulação mais precisa de políticas públicas. “Alguém já disse que a história é um profeta com os olhos voltados para trás”, disse ele. “A fotografia que agora temos do passado deve servir de base para o exercício coletivo da construção do futuro que queremos para o Judiciário”.
Equilíbrio entre os Poderes
Logo após o ministro Fisher, falou o ministro do STF Ayres Britto, para quem a iniciativa do CNJ é uma resposta às demandas sociais por transparência dos Poderes públicos. Ele destacou o papel desempenhado pelo Judiciário no equilíbrio entre os Poderes e entende que o CNJ, ao fazer o controle administrativo, financeiro e disciplinar do Judiciário, empreende uma correção de rumos a possíveis desvios.
Se o Judiciário não governa, evita o desgoverno”, afirmou o ministro. “O Judiciário é um poder que não pode se desgovernar”. Ayres Britto falou da importância de o Judiciário ser um poder transparente, competente, responsável, justo, democrático e humano. Inspirado nos fundamentos da República, previstos pelo artigo 2º da Constituição Federal, auxilia a alcançar os seus objetivos, entre os quais construir uma sociedade livre, justa e solidária.
O relatório Justiça em Números foi apresentado pelos conselheiros do CNJ Carlos Alberto Reis de Paulo, José Guilherme Vasi Werner e Jefferson Luiz Kravichychyn. Ao todo, são 90 milhões de processos em tramitação no país, um aumento de 3,6% em relação a 2010, e 90 tribunais analisados. Este ano, há um diferencial em relação às últimas edições por agregar dados da Justiça Eleitoral e Militar.
O evento contou com a presença do Corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão; o representante da Advocacia-Geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria, e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Calandra, entre outros.
O seminário prossegue nesta terça-feira (30) com os painéis Estatísticas Judiciárias: uma análise comparativa”, com a explanação de autoridades internacionais, às 9h, e Políticas Judiciárias, que ocorre às 10h 30. Durante o período da tarde, ocorrerão os painéis Transparência e Dados Abertos e Projetos Pilotos e Nova Metodologia do Justiça em Números.
Fonte: STJ

Nenhum comentário: