Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Roberto Claudio (PSB) vence em Fortaleza


28/10/2012 - 19h48 / Carlos Madeiro do UOL, em Fortaleza
Depois de conquistar Belo Horizonte e Recife, o PSB bateu mais uma vez o PT e elegeu Roberto Claudio, neste domingo (28), como novo prefeito de Fortaleza. Ex-aliado da gestão municipal por mais de sete anos, o PSB acaba com o domínio de oito anos do PT e passa a governar a quinta cidade mais populosa do país.

Numa disputa marcada por troca de acusações contra as gestões dos governos estadual e municipal, o socialista –apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB)—derrotou o petista Elmano de Freitas. A disputa envolveu as principais lideranças nacionais dos dois partidos.
Roberto Claudio conseguiu reunir em torno de seu nome, no segundo turno, nada menos que 19 partidos. Entre os nomes que aderiram à chapa socialista esteve o candidato Moroni Torgan (DEM), quarto colocado no primeiro turno. Além dele, uma série de partidos derrotados pularam para o palanque liderado pelo governador.
Já Elmano teve apenas o apoio do pequeno PTC e apostou suas fichas no apoio do ex-presidente Lula, que participou de ato público em Fortaleza na última terça-feira (23). O uso da imagem do ex-presidente foi constante durante a propaganda eleitoral petista em Fortaleza.
A campanha de Roberto Claudio foi marcada por ataques ao governo petista. Apesar do PSB integrar o governo e ser aliado político desde 2005, quando Luizianne Lins assumiu o poder, Claudio adotou um discurso de oposição e afirmou que o segundo turno seria um “plebiscito”, onde os oito anos de gestão petista seriam avaliados pelo eleitor.
Roberto Claudio é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em saúde pública pela Universidade do Arizona (EUA). Em 2006 foi eleito deputado estadual e foi vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2010 foi reeleito e foi conduzido, com apoio do governador Cid Gomes, para a presidência da Assembleia Legislativa.
APURAÇÃO DO 2° TURNO
Fortaleza CE
100%         DAS URNAS APURADAS
1º Roberto Claudio PSB -  53,02% / 650.607 votos
2º Elmano PT -  46,98%      / 576.435 votos
PERFIL DO ELEITO
Nome: Roberto Claudio Rodrigues Bezerra
Partido: PSB
Nascimento: 15/08/1975
Município de nascimento: Fortaleza (CE)
Ocupação: médico
Vice: Gaudencio Gonçalves (PMDB)
Coligação: Para Renovar Fortaleza (PRB / PP / PTB / PMDB / PSL / PSDC / PHS / PMN / PTC / PSB / PRP / PSD / PT do B)
Fonte: UOL

Nenhum comentário: