Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sincronização das ações do Projeto Comunidade e Direitos Sociais em reunião entre membros , orientador e coordenação


O Grupo Projeto Comunidade e Direitos Sociais (Escritório de Direitos Humanos) reuniu-se na UNICHRISTUS, Avenida Dom Luís, Fortaleza, no dia 26.09.2012, das 19h às 20h, no 13º andar, sala 1305, para discutir sobre a culminância e a fase final do Projeto.
O objetivo fundamental foi encaminhar a produção do vídeo com todos os momentos, envolvendo todas as ações do grupo. Assim, foi reafirmada a possibilidade dos integrantes produzirem, também, artigos científicos relacionados aos temas abordados durante o projeto ou algum tema trabalhista que eventualmente tenha instigado o discente a pesquisar.
Na ocasião, estavam presentes os integrantes e o professor orientador Clovis Renato Costa Farias, bem como a Professora e Coordenadora do EDH Priscyla Joca.
A participação da Coordenadora do EDH, Priscyla Joca, foi muito importante para todos os integrantes do Grupo do Projeto Comunidade e Direitos Sociais, em especial, por ter sintonizado as ações entre os demais projetos do EDH e por ter tratado sobre o próximo encontro que reunirá todos os projetos de extensão (Comunidade e Direitos Sociais – Clovis Renato Costa Farias; Ecologizando – Germana Belchior; Literatura, novas mídias e Direitos Humanos – Clésio Arruda) para a discussão do tema abordado no dia 22.09.2012, 'Assessoria jurídica popular'.
O reencontro ficou agendado para o dia 9 de novembro, das 16h às 18h, ocasião em que, também, será analisado o aperfeiçoamento em relação ao conhecimento dos alunos e uma nova aproximação dos membros, por meio de discursões das ações e consequente troca de experiências durante a realização dos objetivos fundamentais de cada grupo. Serão reavaliados os pontos positivos e negativos existentes no decorrer dos desenvolvimentos dos projetos, apresentados na culminância inicial.
Em seguida, o Professor Orientador Clovis Renato explicou para a Coordenadora do EDH todo o procedimento, desenvolvimento e atividades realizadas pelo Projeto Comunidade e Direitos Sociais. Dispôs que ocorreram as apresentações dos temas: ‘Salário', 'Trabalho Digno', Trabalho da Mulher’’ e 'Trabalho da Adolescência' nas Escolas EEP Onélio Porto, EEP Joaquim Moreira e EEP Júlia Giffoni; também expôs que os alunos realizaram estudos e sistematizações os temas antes das apresentações; que ainda em julho ocorreu a visita a AMATRA VII, quando os integrantes ganharam o material (cartilhas, blusas e bolsa).
Informou, ademais, que os acadêmicos foram para a fase ‘Tira Dúvidas’ com os Juízes e advogados da área trabalhista na EEP Onélio Porto. Assim, no dia 19.09.2012, os membros do grupo visitaram o Fórum Autran Nunes, localizado no centro de fortaleza, onde tiveram a oportunidade de assistir audiências, conhecer a salas de arquivo, a sala dos advogados, saber e conhecer ao vivo os famosos 'laçadores'. Por fim, o mesmo mostrou a importância do projeto e os benefícios adquiridos por todos os integrantes.

A Coordenadora do EDH, Priscyla Joca questionou sobre ''como os integrantes do grupo utilizavam os conhecimentos novos adquiridos para a sua realidade?” Momento em que os discentes passaram a tecer suas considerações.

Luma Vidal relatou que conheceu o grupo por outra instituição de ensino e que a elaboração das notícias para publicar na página (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com) desenvolveu e melhorou sua prática quanto a escrita. Destacou que sua timidez foi trabalhada e superada e, a partir do projeto, começou a gostar da área do Direito do Trabalho. Tem lhe proporcionado benefícios à futura vida profissional, tanto para concursos quanto para a advocacia.

Priscila Justa ressaltou ter conhecido o projeto na Semana do Direito, algo que está sendo bastante importante e produtivo para a sua vida acadêmica e profissional. A partir da participação nesse projeto adquiriu novos conhecimentos e principalmente começou a entender o Direito de forma mais prática, experiência que tem proporcionado descobertas e experienciais para o futuro profissional, assim como para a vida acadêmica e pessoal.


Jéssica Ximenes agradeceu a oportunidade de realizar trabalhos práticos na área jurídica e ressaltou que o interesse em participar do grupo surgiu foi por desejar melhor compreender e trabalhar com o direito na realidade. Dos projetos disponíveis para seleção, o que mais lhe interessou foi o Projeto Comunidade e Direitos Sociais. Ainda, que foi marcante o bom acolhimento nas escolas e pelos juízes.

Ticyanne Pereira expôs que conheceu o projeto por acaso e que a professora Priscyla Joca a incentivou a participar da seleção. Nunca tinha participado de um grupo de extensão, mas estava muito feliz e gostando bastante, especialmente por estar adquirindo contatos com o direito do trabalho e com o cotidiano social.





Stephanie Holanda esclareceu que ingressou no projeto, primeiramente, por ser o único que não exigia pré-requisitos quanto aos semestres do curso para a seleção. A experiência tem sido muito gratificante para seu conhecimento, pois adquiriu aptidão para falar em público e sistematizar seus estudos, o que consequentemente irá contribuir para sua vida em geral.
O orientador Clovis Renato instigou aos integrantes que continuassem com o compromisso, dedicação e seriedade no desenvolvimento do projeto. É notório o crescimento de cada um dos membros, em vários aspectos, tais como, melhorias na escrita técnica e na oratória. O projeto está promovendo inúmeras oportunidades aos discentes e ao orientador, o que o deixa contente e sente-se mais responsável. Finalizou sua fala destacando que 'primeiro devemos aprender a ser comandados, para, comandarmos', no começo se deve compreender, para em seguida escolher, opinar e agir. Relembrou a postura vanguardista do poeta Manuel Bandeira, que ao invés de apenas ser logo contra os descompassos da forma no Parnasianismo brasileiro, aprendeu com a escola, escreveu versos em seu estilo e, depois, propôs a desconstrução e a renovação.
Na ocasião, ainda foi disponibilizado no grupo EDH/Facebook, para os integrantes, o texto que será analisado e discutido no dia 09.11.2012, “Caminhando e cantando e seguindo a canção: assessoria jurídica popular a movimentos populares organizados em torno do direito à terra e ao território'', de autoria de Priscylla Joca, conforme solicitado pela Coordenação do EDH.
Foi reforçado que os horários dos próximos encontros permanecerá no AB da noite (18h30min - 20h00min) e que a culminância do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC/AMATRA VII) está  agendada para o dia 19.11.2012, na UNICHRISTUS.
Ao final, ficou acertado o próximo encontro para o dia 10.10.2012, quando os integrantes deverão levar os temas, bibliografia sugerida e sumário provisório dos artigos científicos a serem produzidos.
Luma Vidal
EDH/CDS

Priscila Justa
EDH/CDS

Clovis Renato Costa Farias
Professor Orientador/EDH/UNICHRISTUS

Nenhum comentário: