Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sindicato dos EUA diz que brasileiros dão lição e conseguem mais resultados


RICARDO RIBEIROCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os sindicatos norte-americanos têm muito o que aprender com os brasileiros, que conseguem muito mais adesões e resultados.
A afirmação é de Bob King, presidente da UAW (United Auto Workers), que reúne sindicatos de trabalhadores de fábricas de veículos dos Estados Unidos.

King e dirigentes da entidade estiveram no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece na capital paulista até o próximo dia 4. Eles se reuniram com entidades de representação brasileiras, como a CUT.
O UAW é formado por uma rede de mais 750 sindicatos locais que representam mais de 390 mil membros ativos e mais de 600 mil associados inativos nos Estados Unidos, no Canadá e no Porto Rico.
Leia trechos de entrevista de King à Folha, concedida antes de retornar para Detroit, onde participa da campanha do democrata Barack Obama, que disputa a reeleição.
SINDICALISMO NOS EUA
Nos EUA, as corporações e seus aliados políticos estão trabalhando para minar e destruir os sindicatos há mais de 30 anos. A taxa de sindicalização era de 35% a 40% na década de 1950.
Hoje, não passa de 11% e de 7% na área privada.
Por causa de leis trabalhistas fracas, as campanhas salariais das corporações são de medo e intimidação para impedir que seus empregados realizem a formação de sindicatos e de negociação coletiva.
APRENDENDO COM O BRASIL
Admiro o trabalho dos sindicatos no Brasil . Trabalhando com os movimentos populares e por meio do sistema político, eles têm ajudado a fazer do Brasil uma das economias que mais crescem no mundo e a criar uma classe média crescente. Nosso sindicato já aprendeu muito com centrais sindicais brasileiras.
Já começamos a construção de acordos globais entre empresas e os sindicatos em todo o mundo, em grande parte graças à liderança de sindicatos brasileiros.
Autor: Folha Online

Nenhum comentário: