Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 22 de dezembro de 2012

EDH realiza culminância para aproximar os projetos e encerrar 2012

Coordenação, orientadores e alunos membros do EDH/Unichristus 2012
O evento ocorreu no sétimo andar do Campus Dom Luís da Unichristus, às 19h, do dia 19.12.2012, contando com a participação da Coordenação Geral do Curso de Direito da Unichristus, da Supervisão, da Coordenação do Escritório de Direitos Humanos (EDH), dos professores orientadores dos quatro projetos do escritório (Clovis Renato, Clésio Arruda, Gabrielle Bezerra, Germana Belchior, Mônica Barroso e Priscyla Joca), dos alunos participantes e dos que pretendem participar em 2013.

Alunos do Curso de Direito que integram o EDH/Unichristus
Dentre os que querem integrar o EDH no próximo ano, os presentes ganharam destaque especial por terem trabalhado efetivamente na campanha para angariar alimentos e material de higiene para uma instituição, em campanha da Unichristus, conjuntamente com um dos organizadores Vildomar, funcionário da IES.
Novos aliados
Saltava aos olhos a alegria dos membros (docentes, discentes e apoiadores), bem como a sintonia demarcada pelos depoimentos e pela caracterização com as blusas azuis dos membros do EDH.
Profa. Mônica Barroso - pioneira do EDH, Rafaela e Henrique
No início, a Profa. Gabriele Bezerra, Coordenadora Geral, destacou o envolvimento da Coordenação do Curso de Direito da Unichristus desde a criação até a luta para a manutenção exitosa na contemporaneidade do Escritório de Direitos Humanos. Rememorou que é no EDH que se realiza a pedagogia do afeto, uma vez que o engajamento parte desse sentimento, solidificando ludicamente as ações. Para tanto, ressaltou que o momento celebra os frutos interessantes e sólidos colhidos na história do escritório.
Círculo de afeto
Na ocasião, a representante das mulheres do Presídio Feminino Auri Moura Costa trouxe peças de artesanato produzidas pelas mulheres apenadas, ressaltando o aspecto de humanização dos membros do EDH e da sociedade em si, especialmente por proporcionar visibilidade as atividades desenvolvidas. Informou que atua em um projeto na Secretaria de Segurança, agradeceu o espaço e destacou, as atividades desenvolvidas na penitenciária, demarcando que “cada trabalho artesanal feito pelas sentenciadas é feito a custa de muita dor em face da saudade, do arrependimento, da preocupação”.
Espaço para a arte social
Priscyla Joca, Coordenadora do EDH, reafirmou o compromisso da instituição com os direitos humanos, de modo que pretenderá consolidar as conquistas obtidas até o momento e buscará aprimorar tais ações, bem como ampliar o foco.
Alegria participativa
Como forma de integração, os membros receberam um marcador de livro com um espaço para colocar intenções, em seguida agruparam-se em um círculo no qual trocaram as mensagens e abraços mútuos. Em continuidade, houve diversas manifestações sobre o papel do EDH e sua contribuição na vida dos docentes, discentes e da sociedade.
Profa. Germana Belchior e o grupo do Poço da Draga
Ao final, foram apresentadas as principais atividades realizadas pelos membros do EDH no decorrer de 2012, respectivamente nas escolas públicas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino, no presídio feminino, no Bairro Bom Jardim e na Comunidade Poço da Draga. Tudo com intenção de integração, conhecimento e instigação da participação humanizante do escritório no Centro Universitário.
Clovis Renato Costa Farias
Doutorando em Direito da UFC/Bolsista do CNPq
Professor do Curso de Direito da Unichristus/Membro do EDH
Membro do GRUPE e da ATRACE
Autor do livro ‘Desjudicialização: conflitos coletivos do trabalho’

Nenhum comentário: