Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

OIT promove discussão sobre Piso de Proteção Social na América Latina


Notícias da OIT) – O Escritório da OIT no Brasil em conjunto com a Organização Panamericana de Saúde promoveu ontem, dia 4, em Brasília uma reunião técnica de agências da ONU para dar continuidade às discussões de um marco de ação conjunto destinado à promoção do Piso de Proteção Social em uma região onde menos de 30% das pessoas em idade de trabalhar podem contribuir para ter uma aposentadoria.

“A recente crise econômica sublinhou a importância que têm os sistemas de proteção social para amortecer seus efeitos na população mais vulnerável. As políticas de proteção social atuam como estabilizadores anticíclicos para a economia, estimulam a demanda agregada e permitem superar melhor suas consequências sociais como a pobreza e a exclusão social”, disse o Diretor Adjunto do Escritório da OIT no Brasil, Stanley Gacek, na abertura do evento, que reuniu especialistas da CEPAL, ONU Mulheres, PNUD, UNFPA e OEA.
As agências da ONU concordaram em trabalhar coordenadamente para contribuir com os países da América Latina e do Caribe na elaboração de estratégias nacionais para pôr em prática o objetivo do Piso de Proteção Social e avançar em direção uma cobertura universal dos sistemas de seguridade social. A primeira reunião do grupo ocorreu em agosto deste ano em Lima, Peru.
De acordo com dados da OIT, somente 27,6 por cento dos latino-americanos e caribenhos estatisticamente em idade de trabalhar (15 a 64 anos) conseguem contribuir para regimes de seguridade social, o que gera uma diferença de cobertura de seguridade social considerável.
Além disso, 40 por por cento dos idosos de 65 anos não recebem nenhum tipo de pensão ou pagamento por aposentadoria na região, de acordo com estas estimativas. A proporção seria similar para o número de pessoas com acesso a sistemas de proteção social em saúde, de acordo com os dados disponíveis.
As agências discutiram um roteiro de ações destinadas a aprofundar a estratégia de promoção do Piso de Proteção Social oferecendo de forma mais eficiente e coerente o apoio técnico e assistência aos países e facilitando o intercâmbio de experiências exitosas.
O estabelecimento de um Piso de Proteção Social tem por objetivo garantir a prestação de serviços essenciais na saúde e obtenção de um nível básico de renda para todos, enfocando as necessidades das pessoas com maiores carências e vulnerabilidades.
A iniciativa do Piso de Proteção Social foi lançada pelo Sistema das Nações Unidas em 2009. No âmbito da ONU foi criado um Grupo Consultivo de Alto Nível para impulsionar esta proposta, encabeçado pela ex-presidenta chilena e Secretaria Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet.
Em junho deste ano, os delegados de governos, empregadores e trabalhadores que participaram da 101ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT em Genebra aprovaram a Recomendação 202 que é a primeira norma internacional especificamente relacionada com a promoção dos Pisos Nacionais de Proteção Social.
A Recomendação, que contém um conjunto de orientações para ação nesta matéria, especifica que os pisos devem ser definidos em nível nacional, com vistas a obter uma cobertura universal.
De acordo com a OIT, no mundo existem cerca de 5 bilhões de pessoas sem acesso a uma proteção social adequada.
Mais informações sobre o Piso de Proteção Social:
Nova Recomendação da OIT sobre o Piso de Proteção Social:
Fonte: OIT

Nenhum comentário: