Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 23 de fevereiro de 2013

HUWC-UFC se mantém como maior centro de transplantes de órgãos do Norte-Nordeste


De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado na semana passada, o Ceará e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, são destaques pelo elevado número de transplantes de órgãos realizados em 2012. Com 124 transplantes de fígado no ano passado, o HUWC se tornou o maior serviço desse tipo de procedimento médico do País. Ao todo, a unidade realizou 234 transplantes de órgãos em 2012 (além dos 124 de fígados, foram 107 transplantes de rins e três de pâncreas), permanecendo como o maior centro de transplantes de órgãos do Norte-Nordeste.

Ainda segundo o documento, o Ceará foi o estado que realizou o maior número de transplantes de fígado por milhão de habitantes (18,9), ficando em segundo lugar em números absolutos (160 transplantes), atrás apenas de São Paulo (586 transplantes de fígado). Merecem destaque também o Hospital Geral de Fortaleza, com 208 transplantes (33 fígados, 166 rins e nove pâncreas), e o Hospital de Messejana, que realizou 28 transplantes de coração e quatro de pulmão.
Segundo o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, a Instituição continuará trabalhando para "melhorar as condições físicas e de infraestrutura laboratorial que garantirão mais conforto para nossas equipes de transplantes, assim como para nossos pacientes. Os resultados orgulham a todos que fazemos esta grande instituição pública. Nossos reconhecimentos são extensivos aos colegas da SAMEAC e da Superintendência do Complexo Hospitalar".
Além de comemorar, para o Prof. Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC, é preciso agradecer a quem colaborou para o Ceará alcançar os bons índices divulgados pela ABTO. "Agradecemos às famílias dos doadores, à UFC, ao HUWC e à Secretaria de Saúde do Estado, que permaneceu de sobreaviso os 365 dias do ano para realizar o maior número de transplantes possível".
O Registro Brasileiro de Transplantes pode ser acessado no site da ABTO.
Fonte: Prof. Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC – fone: 85 3366 8235

Nenhum comentário: