Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Livro sobre Banco Palmas é lançado na Reitoria com palestra de Ladislau Dowbor


Quinta, 14 Fevereiro 2013 08:55
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Palmas promoveram ontem (21) o lançamento do livro "Banco Palmas 15 anos – resistindo e inovando", com palestra do economista e professor Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O tema da fala do pesquisador foi "Para além do microcrédito e do empreendedorismo: finanças solidárias como estratégia de desenvolvimento". O evento teve início às 18h dessa quinta-feira, no auditório da Reitoria.

A obra é resultado da pesquisa "Banco Palmas 15 anos: resultados e perspectivas para a superação da pobreza", realizada pelo Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo (Nesol-USP). O estudo apresenta resultados das ações do Banco Palmas na região do Grande Jangurussu, considerada a área de maior concentração de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza de Fortaleza, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
A pesquisa enfocou os temas do desenvolvimento socioeconômico territorial, da organização comunitária e do controle social, segundo indicadores desenvolvidos pelo Nesol-USP, em parceria com a Universidade de Columbia, em Nova York (EUA). Na perspectiva de apresentar, em diversos contextos e debates, a importância dos bancos comunitários no âmbito das finanças solidárias, a obra traz artigos de Ladislau Dowbor, Paul Singer, Bernard Lietaer, Heloisa Primavera, Eduardo Diniz, Genauto França Filho e Marusa Vasconcelos, com apresentação de Edgar Morin. Entre os temas abordados estão economia solidária, desenvolvimento local, superação da pobreza, inclusão financeira e bancária e bancos comunitários.
Fonte: Prof. Eduardo Girão, Coordenador de Extensão do Campus do Benfica – fone: 85 3366 7354

Nenhum comentário: