Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 19 de abril de 2013

SINTEPAV-CE ASSINA A ADESÃO AO GETRIN 7 – GRUPO INTERISNTITUCIONAL PELO TRABALHO SEGURO PROMOVIDO PELO TRT 7


Aconteceu na tarde de ontem (18/04), na Assembleia Legislativa do Ceará o lançamento da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Na ocasião, o presidente do SINTEPAV-CE – Raimundo Nonato Gomes fez a adesão da entidade ao programa.

Vinte e duas instituições públicas e privadas se reuniram na sexta-feira (12/04) para definir os últimos detalhes do evento destinado aos trabalhadores da iniciativa pública e privada e que tem como o objetivo contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho no Ceará.
A Semana terá programação até o dia 26 de abril e integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Pnpat), articulado no Estado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). Entre as instituições que estarão no evento de abertura estão, por exemplo, representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Instituto Nacional do Seguro Social.
No dia 24 de abril será realizada uma audiência pública, também na Assembleia Legislativa, sobre acidentes do trabalho envolvendo máquinas agrícolas como tratores, roçadeiras e colheitadeiras. Em 23 de abril haverá uma visita, às 9h, aos portuários do Pecém. No dia 25 de abril, às 8h, será a vez dos trabalhadores do Porto do Mucuripe receberem a visita da equipe de profissionais do grupo de instituições que integram o Pnpat no Ceará.
Também participam da 1ª Semana Cearense de Prevenção de Acidentes de Trabalho os funcionários do Hospital do Coração de Messejana, no dia 22 de abril. Por fim, haverá o encerramento da Semana no dia 26 de abril com um ato público na Praça José de Alencar em memória das vítimas de acidentes de trabalho. É possível acompanhar as ações realizadas pelo Pnpat pelo site www.trt7.jus.br/trabalhoseguro.
Números: De acordo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, ocorreram 711.164 acidentes de trabalho no Brasil em 2011. De cada 100 acidentes, 15 acontecem nos deslocamentos entre o trabalho e a residência. No Ceará a incidência de acidentes de trajeto é ainda maior. Dos 12.256 acidentes de trabalho contabilizados pela Previdência Social no Estado, aproximadamente 20% (2.276) ocorreram no percurso entre casa e local de trabalho.
Para o SINTEPAV-CE, iniciativas como esta só tendem a fortalecer a luta que nossa categoria já vem travando a vários anos. “Temos que ter consciência que a grande maioria dos acidentes de trabalho, ocorre principalmente pela omissão e falta de responsabilidade com a vida por parte dos empresários. Não podemos aceitar que o trabalhador seja acidentado, mutilado e em alguns casos, até morto e ainda assim, seja responsabilizado por isso”, afirmou Raimundo Nonato Gomes, presidente do SINTEPAV-CE.


MAIS INFORMAÇÕES
ASCOM SINTEPAV-CE
VAL CASTELLO
(MTE JP 2332/CE)
(85) 3022 1850/1874 (85) 9624 7070

Nenhum comentário: