Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Homenagem aos 70 anos da CLT: Entrevista Ministro Arnaldo Sussekind (A História da CLT)


Arnaldo Lopes Süssekind 
(Rio de Janeiro, 9 de julho de 1917 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 2012) 

Graduado em Direito pela então Universidade do Brasil,1 por 11 dos 13 dias da presidência provisória de Ranieri Mazzilli ocupou dois Ministérios: o Ministério da Agricultura e o Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 4 a 15 de abril de 1964. Com a posse do general Humberto de Alencar Castelo Branco passou a ocupar o Ministério do Trabalho e Previdência Social entre 20 de abril de 1964 a 7 de dezembro de 1965. Foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre 1965 e 1971.
Süssekind foi integrante da comissão nomeada por Getúlio Vargas para elaboração da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1942, juntamente com os juristas José de Segadas Viana, Oscar Saraiva, Luiz Augusto Rego Monteiro e Dorval Lacerda Marcondes. Foi, também, representante brasileiro junto à OIT - Organização Internacional do Trabalho.
Integrou a Academia Brasileira de Letras Jurídicas e a Academia IberoAmericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social. Foi consultor jurídico da Companhia Vale do Rio Doce e Conselheiro da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
O prédio que sediou o antigo Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, edificio em que funciona o Centro Cultural do Trabalho do Rio recebeu o seu nome, ainda vida. Nele foi realizado o velório de seu corpo.
Faleceu no dia 9 de julho de 2012, mesma data em que completou 95 anos.
Fonte: Wikipédia


Demais entrevistas com Arnaldo Sussekind:
1) Parte 1  (09min38s): http://www.youtube.com/watch?v=JpdSmO6Fo7U
2) Parte 2 (12min36s): http://www.youtube.com/watch?v=J1_qblKOVHY

Texto com toda a história da CLT, entrevista em 1993 (baixar): http://www.4shared.com/office/DrzMQvHK/Entrevista_com_Arnaldo_Susseki.html?

Nenhum comentário: