Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 26 de maio de 2013

Indicação de Barroso para ministro do STF é publicada no 'Diário Oficial'


Advogado especialista em direito constitucional foi escolhido por Dilma. Procurador do Rio de Janeiro ainda passará por sabatina no Senado.
A indicação do advogado especialista em direito constitucional Luís Roberto Barroso, de 55 anos, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (24).

Despacho da presidente Dilma Rousseff encaminha ao Senado a apreciação do nome de Barroso para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto.  A mensagem da presidente foi recebida pelo Senado e lida em plenário nesta sexta-feira pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Segundo a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, que anunciou a indicação nesta quinta-feira, a presidente tomou a decisão durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. "O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país", diz a nota da Presidência.
Procurador do estado do Rio de Janeiro, Barroso ocupará a vaga deixada há seis meses (em novembro do ano passado) por Britto, que se aposentou compulsoriamente após completar 70 anos.
Barroso é o quarto indicado por Dilma para o Supremo, que tem 11 ministros. Antes dele, a presidente havia indicado os ministros Luiz Fux (que substituiu Eros Grau), Rosa Weber (Ellen Gracie) e Teori Zavascki (Cezar Peluso). A indicação de Fux ocorreu seis meses depois da aposentadoria de Eros Grau e a de Barroso seis meses e uma semana.
Os demais ministros são indicações dos então presidentes José Sarney (Celso de Mello), Fernando Collor de Mello (Marco Aurélio Mello), Fernando Henrique Cardoso (Gilmar Mendes) e Luiz Inácio Lula da Silva (Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli).
Fonte: globo.com

Nenhum comentário: