Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Dia do Trabalhador e as atividades sindicais no Ceará em 2013

Diretoria do Gráficos - Clovis Renato - Jornalista da entidade
Conforme o site Brasil Escola, o marco do dia laboral é comemorado no dia 1º de maio, sendo tomado como uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
Regina Sonia (PRT), Ivan (S. Comerciários), Clovis Renato (GRUPE), Érica Albuquerque (DPGE) - evento comerciários
Em tal data, especificamente em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, para a qual aderiram milhares de trabalhadores protestando contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (em média diária superior a 13 horas).

Juarez (líder gráfico) e Presidenta do SINDJORCE
A greve paralisou os Estados Unidos da América, até que, no dia 03 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia, os quais se intensificaram, resultando na morte de diversos trabalhadores.
Diretoria dos Gráficos e representante da CSP-Conlutas
As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Ainda conforme o site, em Paris (20 de junho de 1889), a Segunda Internacional (tida como central sindical) instituiu o mesmo dia das manifestações como data simbólica da luta dos trabalhadores organizados, a qual teve como marco as pelejas pelas 8 horas de trabalho diário.
Fetrace, convidados e comerciários
Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia passou a adotar a data comemorativa, em 1920.
No Brasil, a data foi firmada em 1924 no governo de Artur Bernardes.
Valdir faz a posse
Em 2013, no feriado vivenciado pelos cearenses, foi ocasião de diversas atividades e manifestações como a posse da nova diretoria do Sindicato dos Gráficos do Ceará, a comemoração da Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará – FETRACE, as comemorações do Sindicato dos Comerciários e a festa aos trabalhadores na Praça do Ferreira pela CUT/CE, dentre outras.
Reginaldo fala em nome do DIEESE
Quanto à posse no SINTGRACE, de acordo com a entidade, a diretoria foi eleita com 81,08% dos 333 votos válidos, sena a Chapa “O Compromisso Continua” encabeçada por José Rogério Andrade Silva, para o período 2013/2016.
CSP
A posse da diretoria do Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) ocorreu no dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, na sede do sindicato, localizada na Rua Floriano Peixoto 2157, José Bonifácio, Fortaleza.
Contadora na posse
Durante o evento participaram, além de membros da categoria e diretoria eleita, diversos líderes sindicais, dentre os quais se encontravam membros do Sindicato dos Jornalistas (SINDJORCE), Sindicato dos Rodoviários (SINTRO/CE), Sindicato da Confecção, além de membros da Comissão de Direito Sindical OAB/CE, do DIEESE, da PRT-7ª Região.
membro dos Correios na posse
Para os gráficos o 01 de Maio representa muito mais que um feriado no calendário, é parte da história de luta da classe operária em todo o mundo, de modo que homenageia o trabalhador e sua luta contra a injustiça social. Conforme o site da entidade: “Trabalhador é trabalhador em qualquer canto do mundo. Tenha ele, qualquer língua ou crença. Ao redor do mundo, inúmeros países adotam o 1° de maio como marco na luta dos trabalhadores, sendo considerado feriado em muitos deles”.
Vigilantes na posse
A festa conjunta dos comerciários correu com a participação de membros da categoria, convidados e diretores do Sindicato dos Comerciários e da FETRACE.
Lazer com a família
De acordo com o Sindicato dos Comerciários, que completa 80 anos de fundação em 2013, a festa foi preparada especialmente para a categoria comerciária em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador, durando das 09h às 16h no dia 01 de maio, no Centro de Formação dos Comerciários, em Caucaia.
Advogados na posse
Havia vários divertimentos, além de dança ao som da banda de pagode Amigos do Samba, feijoada de graça e bebidas a preço de custo, sendo parte da programação de aniversário dos 80 anos do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.
Confecções com os gráficos
O evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT/CE) contou com a participação de um grande público na Praça do Ferreira com discursos em defesa dos direitos laborais e sindicais.
Comsindical OAB/CE
Nos termos noticiados pelo Jornal O Povo, a CUT lembrou mais um Dia do Trabalhador com ato político e shows gratuitos, a partir das 15 horas, na praça mais tradicional de Fortaleza, contando com a presença de vários artistas, tais como o cantor Chico Pessoa.
Festa nos comerciários
O dia foi corrido, com a realização de eventos comemorativos e, alguns, contestatórios em todo o estado, via de regra, organizados pelas entidades representativas dos trabalhadores.
Clovis Renato Costa Farias
Doutorando em Direito da UFC/Bolsista da CAPES
Professor membro do EDH/Unichristus
Membro do GRUPE, do Instituto Pensar Direito (IPD) e da ATRACE
Vice Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/CE
Autor da obra ‘Desjudicialização: conflitos coletivos do trabalho’ e das Páginas:
Vida, Arte e Direito (vidaarteedireito.blogspot.com)
Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress)

Nenhum comentário: