Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 26 de maio de 2013

Projeto Comunidade e Direitos Sociais se reúne para analisar funcionamento e planejar ações

Grupo unido
Os membros do Projeto Comunidade e Direitos Sociais, integrante do Escritório de Direitos Humanos da Unichristus, dia 22 de maio, reuniram-se com o professor orientador Clovis Renato Costa Farias, na sala 1206, 12º andar da Unichristus/Dom Luís, para analisar as ações já materializadas e repensar atividades e próximas ações.

Dentre os temas debatidos, foram esclarecidos os pormenores da visita à EEEP Ícaro de Sousa Moreira, localizada no Bairro Bom Jardim (Território da Paz), em evento que irá contar com a participação dos membros do Projeto, como ouvintes, e do Professor Clovis Renato como palestrante sobre o tema “Comemoração dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, conjuntamente com as Juízas do Trabalho Kelly Porto e Daniela Pinheiro.
Prof. Orientador Clovis Renato
Assim, o evento marcará a comemoração do septuagenário da Consolidação das Leis do trabalho (CLT), como marco dos direitos sociais ligados ao trabalho no Brasil.
Estiveram presentes os alunos Andrea Ponte, Bianca Rocha, Brena Brasil, Carmelita Coelho, Italo Ysalo, Leandro Terto, Jéssica Marques, José Neto, Lia Bonfim, Monique Medeiros e Venâncio Camurça.
Atenção
Houve debate, ainda, sobre a importância da utilização de meios de comunicação hegemônica de forma contrahegemônica, como se tem realizado com as páginas Vida, Arte e Direito (vidaarteedireito.blogspot.com), Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress) e do Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com), instrumentos no ciberespaço que divulgam, dentre outros temas relacionados aos direitos humanos, a atuação do Projeto Comunidade e Direitos Sociais, atraindo a atenção da sociedade e, certamente, multiplicadores.
Conforme relatado pelos alunos, as páginas são uma ponte entre o projeto e terceiros que porventura se interessem pelo tema geral e pelos subtemas trabalhados no projeto. Para tanto, recebem várias visualizações diárias, de diversos países, principalmente Brasil, Rússia, EUA e Alemanha, sendo de fundamental importância, tanto para o projeto Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) como para o Escritório de Direitos Humanos da Unichristus.
Grupo maior
Os alunos passaram a comentar, também, sobre vídeos específicos postados nas páginas, repassados previamente pelo orientador, tais como “A Corporação”, “Xingu” e “O perigo da história única - Chimamanda Adichie”. Conforme os extensionistas, tais obras tiveram a função de ampliar os horizontes de conhecimento a respeito de temas gerais e específicos trabalhados ao longo do projeto.
Em seguida, refirmou-se a necessidade de um compromisso mais amplo por parte dos membros do grupo com as atividades, a fim de fazer o projeto caminhe com mais fluidez, são imprescindíveis três coisas, afirmou Clovis: sensibilidade-engajamento-compromisso.
Ao final, foram delimitados os alvos de estudo a serem tratados próximos encontros, sendo repassada a leitura de nove cartilhas sobre direitos humanos relacionados ao trabalho, doadas pela AMATRA VII. Ficou delimitado que serão tratadas três cartilhas a cada encontro.

Venâncio Camurça Magalhães Júnior
Aluno do Projeto Comunidade e Direitos Sociais/EDH – Unicrhistus

 Andréa Ponte
Aluna do Projeto Comunidade e Direitos Sociais/EDH – Unicrhistus

Clovis Renato Costa Farias
Professor Orientador Projeto Comunidade e Direitos Sociais/EDH – Unicrhistus


Nenhum comentário: