Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 21 de maio de 2013

STF nega crítica de Joaquim Barbosa ao Legislativo


A Assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) informou que o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, não teve a intenção de criticar o Legislativo e seus integrantes em palestra proferida na manhã dessa segunda-feira no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

"Não houve a intenção de criticar ou emitir juízo de valor a respeito da atuação do Legislativo e de seus atuais integrantes", disse a Assessoria do Supremo em nota à imprensa.
No evento, Barbosa avaliou que os partidos políticos são "de mentirinha" no Brasil e que o Congresso Nacional é ineficiente na tarefa de deliberar, razão pela qual é dominado pelo Executivo. "Nós temos partidos de mentirinha", afirmou o ministro aos estudantes do Iesb. "Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais", continuou.
"Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos." Para Barbosa, a maioria dos projetos de lei não é de iniciativa do Legislativo, mas sim, do Executivo. "O problema crucial brasileiro, a debilidade mais grave do Congresso brasileiro é que ele é inteiramente dominado pelo Poder Executivo".
Segundo a Assessoria do STF, Barbosa participou do evento "na condição de acadêmico e professor". "Ao responder a questionamentos de alunos, expressou opiniões sobre o sistema de governo adotado no Brasil, na perspectiva do funcionamento ideal das instituições. Ou seja, um estímulo ao desenvolvimento do senso crítico e da cidadania daqueles jovens alunos. Esse é o contexto no qual os comentários e observações feitos devem ser observados."
Ainda de acordo com a Assessoria, "a fala do presidente do STF foi um exercício intelectual feito em um ambiente acadêmico e teve como objetivo traçar um panorama das atividades dos Três Poderes da República ao longo da nossa história republicana".
Fonte: http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário: