Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 25 de maio de 2013

Unasul realiza Conferência sobre Recursos Naturais para definir estratégia regional Por: Amaro Grassi, do ISAGS


A Unasul promove, entre os dias 27 e 30 de maio, a primeira Conferência Sul-Americana sobre Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Região, em Caracas (Venezuela), para definir uma estratégia continental a respeito do tema. O objetivo é estabelecer linhas estratégicas de ação voltadas a superar o modelo “extrativista” de exploração dos recursos naturais e converter a atividade em um meio de promoção do desenvolvimento e de superação da pobreza.
Participam do encontro os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Peru, Ollanta Humala - que exerce a Presidência Pro Tempore da Unasul -, e do Suriname, Dési Bouterse, além do Secretário-Geral do bloco, Alí Rodríguez Araque, do vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, e de autoridades dos países da região. O ISAGS será representado por sua Chefa de Gabinete, Mariana Faria, que participará de uma mesa de debates com o Diretor do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa da Unasul (CEED), Alfredo Forti.
A realização da Conferência foi determinada durante a VI Reunião Ordinária do Conselho de Chefas e Chefes de Estado e de Governo da Unasul, ocorrida em novembro. Na ocasião, Alí Rodríguez, apresentou uma proposta de definição das linhas estratégicas de ação regionais para a utilização dos recursos naturais. “Temos recursos muito mais do que suficientes para para dar impulso aos mais ambiciosos planos de desenvolvimento. Mas falta uma visão comum sobre os nossos objetivos”, afirmou à época o Secretário-Geral.O continente detém quase 96% das reservas de lítio, 98% do nióbio, 46% do cobre, além de importantes reservas de zinco, bauxita e minerais fósseis como gás e petróleo.
Durante a Conferência serão realizadas cinco mesas de trabalho - sobre aproveitamento econômico e social dos recursos naturais; biodiversidade e meio ambiente; soberania; desenvolvimento científico e tecnológico; e estratégia sul-americana -, três conferências e uma sessão final de balanço e conclusões
Grupo de Pesquisas sobre Recursos Naturais
Durante a Reunião do Conselho de Chefes de Estado, foi definida também a criação do Grupo de Pesquisa sobre Recursos Naturais da Secretaria-Geral da Unasul, que desde o começo de maio atua na sede do ISAGS, no Rio de Janeiro. O Grupo atuará sob a coordenação da Dra. Mônica Bruckmann, assessora da Secretaria-Geral e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que também participa da Conferência sobre Recursos Naturais.
No início do mês, em entrevista ao Informe ISAGS, Bruckmann afirmou que “os recursos naturais são uma fortaleza da América do Sul” e ressaltou a importância de os países da região reduzirem o impacto ambiental da extração e agregar valor aos recursos naturais, o que passa por um processo de industrialização e desenvolvimento científico-tecnológico.
Em: 24/05/2013 às 11:53:24
Fonte: ISAGS

Nenhum comentário: