Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 25 de maio de 2013

Unasul se posiciona sobre Pós-2015 e Regulamento Sanitário Internacional no quarto dia da 66ª AMS Por: Camilla Ibiapina, do ISAGS


Neste quarto dia de AMS(23.5),em Genebra, o Comitê Coordenador do Conselho de Saúde da Unasul esteve mais uma vez reunido no início da manhã firmando posicionamentos comuns entre os países relativos a diversos temas.
Durante os debates sobre a saúde na agenda para o desenvolvimento Pós-2015, o representante do Peru, em nome do CCS, defendeu que medidas sobre os determinantes socioambientais de saúde são importantes para a construção de sociedades inclusivas, igualitárias e economicamente produtivas e saudáveis.

A Unasul destacou também que na América do Sul é necessário buscar o acesso à saúde, à cobertura universal, em uma perspectiva ampla que não se limite à assistência médica aos enfermos, nem à proteção de riscos financeiros, mas que considere elementos de prevenção e promoção da saúde, reabilitação, acesso a medicamentos, cuidados paliativos e o trabalho sobre os determinantes da saúde. Desta forma, seria possível ampliar a expectativa de vida da população.
A Unasul propôs ainda que sejam consideradas na agenda Pós-2015 a sinergia entre as agendas globais e as metas que ainda não foram totalmente alcançadas pelos países mas que têm permitido avanços significativos.
Já nas discussões sobre a implantação do Regulamento Sanitário Internacional (A66/16 RSI), Unasul e Mercosul apresentaram um posicionamento conjunto ressaltando a importância dos informes repassados pelos Estados Membros à OMS e requerendo que a Organização responda as dúvidas referentes a implementação ou interpretação do RSI.
O documento também solicita que os países da região possam ser informados sobre os apoios oferecidos pela OMS a seus Estados-Membros referentes às medições citadas no RSI para uma melhor definição do mapa de riscos em febre amarela. Os blocos Mercosul e Unasul propõem ainda que a OMS apoie a implantação do RSI nos aeroportos internacionais, em parceria com a Organização da Aviação Civil Internacional(OACI).
Em: 24/05/2013 às 13:55:20
Fonte: ISAGS

Nenhum comentário: