Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 29 de maio de 2013

USP lidera ranking de melhores da América Latina - Brasil domina lista

Organização divulgou as 300 melhores universidades do continente; a Universidade de São Paulo se classifica em 1º lugar pelo terceiro ano.
As universidades brasileiras dominam o ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina - e, entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) aparece no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo. O resultado, divulgado nesta terça-feira pela QS Quacquarelli Symonds (que avalia universidades de todo o mundo com base em diversos critérios), vai de encontro a outras classificações semelhantes também divulgadas em 2013, que mostram a USP como única representante do País no top 20 mundial e entre aquelas com a mais alta reputação.

O Brasil domina com a lista, com 81 instituições entre as 300 melhores do continente. Em seguida, aparecem México (50), Colômbia (42), Argentina (30), Chile (30) e Peru (17). Apesar dos bons resultados no ranking da América Latina, o País ainda não aparece bem representado quando são consideradas universidades de todo o mundo.
 "Embora o ranking destaque a excelência regional dos principais países e dos emergentes, as universidades da América Latina ainda exibem um mau desempenho nos rankings globais. Não há qualquer universidade latino-americana entre as 50 melhores nas áreas científica e tecnológica", afirmou o diretor de Pesquisa da QS, Ben Sowter.
A USP é a única universidade que obteve a pontuação máxima. Com 83,1 pontos, a UFMG subiu três posições na lista, entrando para o top 10, enquanto Unicamp e UFRJ mantiveram suas posições: terceira e oitava colocadas, respectivamente. O ranking de universidades da QS: América Latina é baseado em sete critérios que cobrem pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença online. Os resultados completos e a metodologia estão disponíveis no site TopUniversities.com.
QS: 19 universidades brasileiras estão em ranking de melhores cursos; saiba quais são
Dezenove instituições de ensino superior brasileiras tiveram cursos eleitos entre os 200 melhores de suas áreas no ranking por disciplinas 2013 da Quacquarelli Symonds (QS). Entre os destaques, na área de agricultura e silvicultura, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou com o 19º lugar e a Universidade de São Paulo, em 24º.
A lista é baseada em pesquisas com mais 70 mil acadêmicos e empregadores, citações em pesquisas e o chamado "H-Index", que avalia, por exemplo, as publicações mais citadas de pesquisadores da instituição e o número de citações que ela recebeu em outras publicações.
Os nomes dos cursos são aqueles usados pelo QS e podem não coincidir exatamente com o curso oferecido pela instituição de ensino. Os 50 primeiros colocados em cada área têm posições específicas, mas os demais são agrupados de 50 em 50. Por exemplo, se uma instituição ficou na posição 51, ela aparecerá no grupo 51-100, assim como a que ficou na 52, 53 e assim por diante.
28 de Maio de 2013

Fonte: Terra

Nenhum comentário: