Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Presidente da Força Sindical/CE participa da 102ª Conferência Internacional do Trabalho que acontece em Genebra (Suíça)

Raimundo Nonato (Força Sindical) e Embaixadora do Brasil

O presidente do SINTEPAV-CE e Força Sindical CE está participando da 102ª Conferência Internacional do Trabalho que acontece em Genebra (Suíça) de 5 a 20 de junho de 2013. Cerca de 5.000 delegados representando governos, empregadores e trabalhadores dos 185 Estados Membros da OIT discutirão, entre outros, temas relacionados com a proteção social, o desenvolvimento sustentável e o diálogo social.

Na abertura da conferência, o diretor geral da OIT, Guy Ryder, afirmou que o mundo do trabalho está sendo transformado mais rapidamente e profundamente por causa da tecnologia, da crescente desigualdade e lenta recuperação econômica diante da crise financeira. Para Ryder, essas questões representam desafios na busca do objetivo maior, que é o trabalho digno para todos.
Ainda na tarde de ontem (05/06), a embaixadora do Brasil na Suíça, Maria Nazareth F. Azevêdo recebeu na sede da Embaixada em Genebra, os delegados das centrais sindicais brasileiras para discutir sobre a participação das comissões de trabalho na 102ª Conferência da OIT que acontece até dia 20 de junho.
Maria Nazareth estava acompanhada da Maria Luiza Escorel de Morais, ministra conselheira da Missão Permanente do Brasil em Genebra. Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, entre eles o presidente da Força Sindical CE e SINTEPAV-CE, Raimundo Nonato Gomes, dirigentes da CNTC, Levi Fernandes Pinto e o diretor Lourival Figueiredo, que fazem parte da delegação da Força Sindical.
Todos os dirigentes falaram com a embaixadora sobre os interesses das centrais e de suas categorias para que sejam tomadas medidas visando a defesa dos direitos dos trabalhadores e ampliação dos benefícios.
O Departamento de Comunicação da OIT preparou uma página especial sobre a 102ª Conferência na qual poderão ser acessadas todas as informações sobre a reunião, tais como a Memória do Diretor Geral, que trata do tema “Diante do Centenário da OIT: Realidades, renovação e compromisso tripartite”. No anexo da Memória, é analisada a situação dos trabalhadores nos territórios árabes ocupados.
Todas as informações serão atualizadas diariamente no endereço: http://www.ilo.org/ilc/ILCSessions/102/lang--es/index.htm
A página do Escritório da OIT no Brasil www.oit.org.br também trará todas as informações relevantes sobre a Conferência.
Os pontos mais importantes da agenda da 102ª Conferência incluem:
·         Emprego e proteção social no novo contexto demográfico – O “envelhecimento da população” tem profundas repercussões nas políticas de emprego e de proteção social. Incidirá no trabalho e na escassez de qualificações, na produtividade e na renda, na pobreza e na informalidade, na cobertura da proteção social, na sustentabilidade dos regimes de seguridade social, nas migrações e em muitos outros âmbitos que requerem respostas normativas estruturais, visionárias, idôneas e que sejam aplicadas a tempo.
·         O desenvolvimento sustentável, o trabalho decente e os empregos verdes – Preservar o meio ambiente natural e garantir o acesso ao trabalho decente para todos são temas tidos como desafios que definem o século XXI. A crise econômica mundial que perdura exacerbou os problemas sociais e ecológicos, mas ao mesmo tempo afiançou-se o reconhecimento da importância primordial do trabalho decente frente ao desenvolvimento sustentável.
·         Diálogo Social – As tendências, os desafios e as oportunidades relacionadas com os atores e as instituições de diálogo social através de uma avaliação das diversas realidades e necessidades que existem no contexto da globalização.

Fonte: SINTEPAV/CE

Nenhum comentário: