Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 11 de agosto de 2013

Grupo de Registros de Câncer da Unasul define plano de trabalho

Foi encerrada ontem (7) a 1ª reunião do Grupo Operativo de Registros de Câncer, um dos cinco grupos que faz parte da Rede de Institutos Nacionais de Câncer da Unasul (RINC). Durantes dois dias, representantes  da América do Sul, além de Cuba e Guatemala, debateram medidas para impulsionar o registro de câncer e fortalecer a carreira dos registradores. Também foi proposta a criação de um centro de informação regional em parceria com a Agência Internacional para a  Investigação do Câncer (IARC).

No segundo dia do encontro, os participantes foram divididos em três grupos. Após apresentação, foi consolidado um plano de trabalho no qual foi destacada a importância da articulação com os governos para o fortalecimento da carreira de registrador de câncer. A coordenadora de registro de câncer do Suriname, país que assumirá a Presidência Pro Tempore da Unasul este mês, Drª. Reknawatie Ardjosentono, falou sobre suas impressões sobre a reunião:
“O encontro foi muito útil. Trouxe a possibilidade de padronização e validação dos registros de câncer. Eu acho uma honra estar aqui. Muita gente não conhecia o Suriname e agora eles conhecem através da Unasul, e conhecem nossos registros de câncer também. Então, eu acredito que foi um encontro muito esclarecedor para mim e para os outros participantes”, afirmou.
Em outubro, entre os dias 22 e 24, o grupo operativo se reunirá em Buenos Aires durante a 35ª Conferência da IARC. Na ocasião, serão discutidos os avanços do plano de trabalho e será retomada a proposta de criação de um centro de informação regional vinculado à IARC.

Fonte: ISAGS-UNASUL

Nenhum comentário: