Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Metas cumpridas em ação conjunta: Projeto Comunidade e Direitos Sociais com o Programa TJC intrincados para proporcionar melhorias coletivas



As metas de capacitação e conscientização propostas para a fase ‘Apresentação de temas trabalhistas’ do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), coordenado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (AMATRA VII) e viabilizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e com o Centro Universitário Christus, são alcançadas nas escolas de ensino profissional.

A fase dá seguimento ao trabalho iniciado na versão 2013 do TJC em terras cearenses, introduzida com a formação das parcerias (SEDUC e Unichristus), aprimorada com a capacitação dos professores das escolas de ensino profissional das instituições selecionadas, a entrega das cartilhas, a formação dos acadêmicos de Direito, o diagnóstico e as apresentações.

Depois de um semestre cheio de atividades com as reuniões, o diagnóstico e os estudos sobre os tópicos escolhidos pelos alunos das três escolas, os estudantes de Direito voltaram às escolas para expor sobre as conquistas normativas benéficas aos trabalhadores nas EEEP’s nos dias 19 e 21 de agosto.

O clima dos acadêmicos era de expectativa e ansiedade para repassar o aprendizado, exercitar o diálogo em público e contribuir para a melhoria da sociedade. Assim, reuniram-se no rol da Unichristus, seguiram no transporte e, durante o percurso, estiveram concentrados em seus estudos para que tudo saísse conforme as preparações e ensaios realizados nas últimas semanas.

Os temas a serem trabalhados eram: ProUni e Cotas, Trabalho na Adolescência, Trabalho da Mulher, Sindicalismo, Estágio, Trabalho infantil.

A primeira escola a ser visitada, dia 19 de agosto pela manhã, foi a EEEP Comendador Miguel Gurgel, onde dezenas de discentes do ensino médio estiveram reunidos até o fim da manhã. 

O interesse foi notório, demarcado, especialmente, pela apresentação de dúvidas, prontamente esclarecidas. Dentre os que mais prenderam a atenção estava Sistema de Cotas, ProUni e Trabalho da Mulher. Alguns estudantes e professores se aproximaram para tirar dúvidas, aprofundar os questionamentos e tecer elogios.
Participação dos alunos
O Educador Físico Calos Kephas e os alunos Daniel Garcia e Gabriel, gravaram seu depoimento sobre a importância do projeto para o futuro da educação dos alunos.
Compartilhando experiências
No dia 21 de agosto (quarta-feira) os membros do EDH partiram às 6h20 do Campus Unichristus Dom Luís para encontrar com o Professor Orientador Clovis Renato que já os esperava na primeira escola do dia (EEEP Dona Creuza do Carmo Rocha). Após as apresentações jurídicas e sociais foram colhidos depoimentos os alunos Andréa, Késsia e Judá.
Integração e resultados
Na terceira escola (EEEP Presidente Roosevelt), no correr das apresentações temáticas, houve boa participação geral e manifestação específica do professor de informática e de uma aluna, com ênfase na importância e necessidade do Projeto TJC.
Os ganhos principais foram, inclusive, manifestados pelos alunos ao utilizarem a palavra após as explanações. 

O centro das manifestações dos estudantes teve como foco a relevância dos temas apresentados, a disposição dos acadêmicos e professor do Curso de Direito para o compartilhamento dos conhecimentos e a iniciativa do TJC em buscar a emancipação coletiva da sociedade.

Com o encerramento da fase de apresentações, os membros do EDH realizaram breve reunião para debater sobre os resultados e sobre a experiência. O professor orientador teceu seus comentários, agradeceu aos alunos pelo empenho e fez uma brincadeira para premiar com livros de Direito Constitucional e com normatizações do trabalho.

O projeto passa a correr de forma coesa e sincrônica, instigando as dúvidas do público alvo quanto aos temas laborais. Os questionamentos são apresentados para os Magistrados, Advogados, Auditores Fiscais do Trabalho e Procuradores do Trabalho na fase ‘Tira Dúvidas’ e o resultado será visto na Culminância, que, em 2013, ocorrerá no Auditório da Unichristus conjuntamente com a reunião dos coordenadores regionais do TJC.
Andréa Ponte
Projeto Comunidade e Direitos Sociais
EDH/Unichristus

Clovis Renato Costa Farias
Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Ceará
Bolsista da CAPES
Professor Orientador do EDH/Unichristus
Autor das páginas:
vidaarteedireito.blogspot.com
vidaarteedireitonoticias.blogspot.com
Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress)

Autor da obra: ‘Desjudicialização: conflitos coletivos do trabalho’

Um comentário:

Silvana Vidal disse...

Que projeto lindo, parabéns pela iniciativa e mobilização tudo isso se chama caridade, o que muitos esqueceram. Devemos agradecer sempre a Jesus Cristo a oportunidade dele sempre nos fazer lembrar do outro.

PROFA SILVANA MARQUES