Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Votação ocorrerá entre os dias 29 e 30 de agosto com a participação de 29 mil trabalhadores

Fortaleza - O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Cordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), vai coordenar a eleição para a diretoria do Sindicato dos Motoristas de São Paulo. “Trata-se da maior eleição já promovida sob a coordenação da Conalis no país com mais de 29 mil eleitores envolvidos e 42 horas ininterruptas de trabalho”, comentou o procurador do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima. Além dele, que é titular da Conalis, estão envolvidos os procuradores Carlos Augusto Solar e Mateus Biondi e  servidores do MPT no Ceará e em São Paulo.

No dia 10 de julho, a eleição do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo virou caso de polícia. As duas chapas que disputam a eleição entraram em confronto e houve tiroteio na sede da entidade. Dez pessoas ficaram feridas. Três delas foram atingidas por tiros. Diante do clima de conflito entre as chapas, foi firmado  acordo judicial na 41ª Vara do Trabalho de São Paulo no qual ficou acertado que o MPT ficaria responsável por coordenar as eleições, que acontecerão entre os dias 29 e 30 de agosto. Além do Sindicato, os motoristas poderão votar nas 32 garagens de ônibus urbano da capital paulista.
Para garantir uma votação mais tranquila e uma apuração ágil, o Ministério Público utilizará a votação eletrônica. O sistema é muito seguro e foi desenvolvido por técnicos de informática no MPT no Ceará, sendo utilizado frequentemente em eleições sindicais no estado.
“É um grande desafio para a Conalis, pois a votação começa às 0h do dia 29, ou seja, vai ter trabalhador votando durante a madrugada, o dia, à noite, além de ser uma eleição que envolve muitos interesses, tendo inclusive já registrado um conflito armado entre as chapas”, comentou Gérson Marques. A segurança durante a votação será garantida pelas  polícias federal, militar e civil. A base dos rodoviários de São Paulo é de cerca de 80 mil trabalhadores.

Fonte: PGT

Nenhum comentário: