Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Brasileiro assume OMC com promessa de retomar papel central da agência

O novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, tomou posse nesta segunda-feira (9) em Genebra, Suíça, convocando os países-membros a mudarem o rumo da agência.
Para Azevêdo, é hora de começar um diálogo honesto sobre a percepção que o mundo tem da OMC. Ele disse que quer recolocar a agência no centro do comércio global, derrubando a imagem de ineficiência e paralisação.

Segundo ele, a OMC é lembrada pelo impasse da Rodada Doha, que prevê a liberalização do comércio e que está travada há vários anos. ”O mundo não vai esperar pela organização por muito mais tempo.”
De acordo com a Rádio ONU, o novo chefe da agência disse que é preciso enviar uma mensagem clara e inequívoca de que a OMC sabe como fazer acordos multilaterais.
Azevêdo falou ainda da obrigação que os países-membros da OMC têm com o sucesso da reunião de Bali, a 9ª Conferência Ministerial da OMC, marcada para 3 a 6 de dezembro, na Indonésia.
Para ele, o evento pode trazer grandes benefícios para melhorar a vida das pessoas, incluindo os mais pobres, e a situação da economia mundial.
O novo diretor inicia nesta semana uma série de reuniões com embaixadores dos países-membros da agência para discutir comércio, desenvolvimento e agricultura.

Fonte: ONU

Nenhum comentário: