Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PGT participa da posse do novo procurador-geral da República

18/09/2013
Rodrigo Janot defende o fortalecimento do Ministério Público e o diálogo todos os atores sociais
Brasília – O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, participou da posse do novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, realizada nesta terça-feira (17), na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília.    Ele  foi empossado no cargo pela presidente Dilma Rousseff e  substitui o subprocurador-geral Roberto Gurgel, que exerceu a função por quatro anos.
Em seu discurso,  Rodrigo Janot elencou como prioridades o fortalecimento do dialogo com todos os atores sociais, a maior interação entre os ramos do Ministério Público  e com os demais agentes públicos, além do aperfeiçoamento e profissionalização da instituição como um todo.  “O Brasil não seria o mesmo sem a constitucional atividade do Ministério Público. Somos agentes de transformação”, afirmou. Destacou ainda como pontos fortes de sua instituição a autonomia e ferramentas de atuação do MP em defesa da lei e dos cidadãos.

A presidente Dilma se pronunciou pedindo a Rodrigo Janot que dirija o Ministério Público com “isenção, sobriedade e a rigorosa submissão que exige o Regime Democrático de Direito”. O MP independente é a representação da democracia moderna, plena e madura”, ressaltou. 
Estiveram ainda na cerimônia o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário  Caetano, entre outras autoridades.
Eleição – Rodrigo Janot foi indicado ao cargo pela presidente  no dia 17 de agosto, após ter sido o mais votado em eleição da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Em 10 de setembro, sua indicação foi aprovada pelo plenário do Senado.  Ele também assume o cargo de presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  ele tem 56 anos,  ingressou no Ministério Público Federal em  1984 e, a partir de 2003, foi nomeado subprocurador-geral. Já foi secretário-geral do Ministério Público Federal, atuou como secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, como coordenador da área de Direito do Consumidor na PGR e presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
Informações:
Procuradoria-Geral do Trabalho
Assessoria de Comunicação

(61) 3314-8232

Nenhum comentário: