Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 14 de setembro de 2013

Presidente da Petrobras e diretora-geral da ANP falam sobre espionagem em audiência conjunta

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a CPI da Espionagem vão realizar reuniões conjuntas para ouvir a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard.
Na terça-feira (17), às 11h30, as três comissões ouvem a diretora-geral da ANP. Na quarta-feira (18), às 9h, será a vez da presidente da Petrobras ser ouvida pelas comissões.

Os senadores questionarão as duas dirigentes sobre as denúncias de que a agência de segurança nacional dos Estados Unidos – a National Security Agency (NSA) – teria espionado a Petrobras, a maior estatal do país.
As reuniões ocorrem pouco mais de um mês antes do leilão para exploração do Campo de Libra, na Bacia de Santos, marcado para 21 de outubro. Esse é um dos principais campos petrolíferos da camada pré-sal no Brasil, que tem potencial estimado entre 26 bilhões a 42 bilhões de barris de petróleo, cujo valor poderá ultrapassar US$ 1 trilhão.
Os senadores querem saber se a lisura do leilão pode ter sido comprometida devido à espionagem. As autoridades terão de responder se sentem-se seguras para a realização desse leilão frente a possíveis quebras de dados sigilosos, que poderiam beneficiar algum dos concorrentes.
Na quinta-feira (12), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) comunicou a apresentação de projeto de decreto legislativo com o objetivo de sustar o edital do leilão do Campo de Libra.

Agência Senado

Nenhum comentário: