Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Colóquio discute Marx e a crise do capitalismo com participação de renomados pesquisadores

O Grupo de Estudos Marxistas (GEM), do Curso de Filosofia da UFC, realiza o II Colóquio Marx nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Participam renomados pesquisadores da tradição marxista, entre eles o Prof. Jesus Ranieri (Unicamp), tradutor da obra Manuscritos econômico-filosóficos (Editora Boitempo). O evento acontece no Auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades – área II (Av. da Universidade, 2762 – Benfica).
A crise do capitalismo e suas consequências para a vida humana será uma das questões do debate. O objetivo é estabelecer um intercâmbio acadêmico entre os diversos pesquisadores brasileiros de Marx e abrir novos horizontes de pesquisas que colaborem com os estudos produzidos sobre a temática em língua portuguesa.

Serão três dias de evento, com a realização de mesas temáticas e conferências, às 16h e às 18h, respectivamente. No dia 29, a mesa temática será sobre "Trabalho e educação na tradição marxista", seguida de conferência com o Prof. Mauro Castelo Branco de Moura (UFBA) que discute a perspectiva da riqueza concreta.
O Prof. Jesus Ranieri (Unicamp) participa da conferência "Dinheiro e representação: notas sobre a atualidade da categoria alienação em O Capital, de Karl Marx", no dia 30. No mesmo dia, a mesa temática será sobre "Questão do indivíduo em Marx". No último dia de evento, a mesa temática discute "A política em Marx" e a conferência "Ética e crise do capital em Marx" tem a participação do professor da UFC Eduardo F. Chagas.
Informações sobre as inscrições podem ser obtidas no blog do grupo de estudos.
Prof. Eduardo F. Chagas, do curso de Filosofia da UFC – fone: 85 8644 7798

Fonte: UFC

Nenhum comentário: