Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 24 de novembro de 2013

A Formação da Classe Operária Inglesa - 3 volumes (E. P. Thompson)


Autor: Edward P. Thompson.
Volume 1 - A árvore da liberdade.
Volume 2 - A maldição de Adão.
Volume 3 - A força dos trabalhadores 


Vol. 1
A formação da classe operária inglesa é, provavelmente, o trabalho do pós-guerra mais criativo da história social inglesa. O estudo sobre a sociedade de artesãos e da classe operária nos seus anos de formação, de 1780 a 1832, acrescenta uma importante dimensão à nossa compreensão do século XIX. Thompson não vê o povo da Inglaterra como dado estatístico ou como vítima da repressão política e alienação industrial: para ele a classe operária inglesa foi parte definitiva na sua própria formação.

Vol. 2
Neste livro, E.P. Thompson não polemiza apenas com a propaganda dos vencedores: critica também as concepções marxistas sobre a classe operária que a transformaram no resultado da equação energia a vapor mais sistema industrial num mero fator de produção.

Vol. 3
A formação da classe operária inglesa deixa uma marca definitiva na historiografia social contemporânea ao recriar de maneira magistral as experiências de vida dos trabalhadores que sofreram a perda do status e da liberdade, que resistiram à degradação, mas em meio a tudo isso produziram uma cultura e uma consciência política de grande vitalidade.
FICHA DO LIVRO
Título: A Formação da Classe Operária Inglesa - 3 volumes
Autor: Edward P. Thompson
Editora: Paz e Terra
Gênero: História

Nenhum comentário: