Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 11 de janeiro de 2014

Regulamentação de parques ecológicos em Fortaleza

Roberto Cláudio regulamenta 21 parques na Capital
Além de seis áreas verdes já existentes, foram assinados ontem decretos que marcam a criação de 15 parques na cidade.
Novas leis ambientais para o Município serão postas em discussão
A proteção da biodiversidade e o uso das áreas verdes poderão ser planejados nos 21 parques municipais regulamentados por meio de decretos assinados na manhã de ontem pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros). Desse total, seis parques já existem, como o Adahil Barreto e o Rio Branco. Outros 15 tiveram assinatura de criação e regulamentação, como o parque Rachel de Queiroz e áreas que deverão ser integradas a 12 lagoas (ver quadro). O investimento para gestão de áreas verdes será de R$ 133 milhões. Em solenidade de apresentação da política ambiental da gestão, o prefeito também anunciou nova legislação a ser discutida para a cidade.

Com a regulamentação, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) poderá classificar cada espaço e gerir os parques de acordo com os objetivos específicos. O Adahil Barreto, por exemplo, será categorizado como parque urbano e deve receber equipamentos que priorizem atividades de lazer e prática de exercícios, como explica Águeda Muniz, titular da pasta. Segundo ela, já foram elaborados editais para licitar intervenções de melhorias no espaço criado em 1980.
Com mais de 250 hectares, o parque Rachel de Queiroz abrange 14 bairros nas Regionais I e III. Reconhecido pelo Município após décadas de reivindicação das comunidades em torno do riacho Alagadiço, o esboço de projeto executivo (datado de 2003) será atualizado para urbanização como um parque linear – área com intervenções no entorno de córregos e cursos d’água. Como informa a secretária, a licitação será lançada nas próximas semanas. As obras começam após quatro meses destinados à atualização do projeto.
Ainda segundo a secretária Águeda Muniz, todos os parques regulamentados terão um Plano de Manejo, de acordo com o que define o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Legislação
Para além dos três anos de gestão, a Prefeitura anuncia a discussão de leis que devem balizar as decisões e normas para o futuro da Capital. Como a minuta do projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Áreas Verdes, que se propõe a regulamentar os artigos 19 e 20 do Plano Diretor de Fortaleza. Segundo a secretária Águeda Muniz, o conteúdo será debatido no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) no dia 31 de janeiro e deve seguir para a Câmara Municipal em audiência pública posteriormente.
De acordo com Roberto Cláudio, no primeiro semestre de 2014 também será elaborado e discutido um Plano Diretor de Meio Ambiente. Junto a ele, outras leis complementares devem ser atualizadas até julho para regulamentar as diretrizes do Plano Diretor, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo (de 1991) e o Código de Obras e Posturas (de 1981). Também deve ser elaborado um Plano de Arborização para a cidade.
Eixos de ação
Ontem foram anunciadas ações relacionadas à gestão de áreas verdes. Em fevereiro, serão mostrados projetos da ação Águas da Cidade. Já em março, serão anunciadas ações para o controle de poluição.
Regulamentação
Os decretos regulamentam parques já existentes: Rachel de Queiroz, Rio Branco, Parreão, Adahil Barreto, Parque da Liberdade (Cidade da Criança),
Pajeú e Guararapes.
Foram criados e regulamentados: Parque das Iguanas, Riacho Maceió e os parques das seguintes lagoas de Fortaleza: Parangaba, Porangabussu, Messejana, Maria Vieira, Itaperaoba, Mondubim, Opaia, Catão, Maraponga, Papicu, Passaré e Jacarey.

Nenhum comentário: