Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 24 de março de 2014

Reflexão: Semidemocracia X Semiautoritarismo X Democracia (ZAVERUCHA)

“Por definição, a semidemocracia é um processo temporário rumo a uma democracia, enquanto o semiautoritarismo é um projeto deliberado de manutenção do autoritarismo sob uma forma mais atenuada. Como é o Egito de Mubarak. O caso brasileiro aproximar-se-ia mais de uma semidemocracia, pois não encontro um projeto deliberado das elites políticas de manter esse hibridismo indefinidamente. O hibridismo existente seriam muito mais fruto das circunstâncias políticas existentes.

Contudo, reconheço o fato de essa situação já perdurar no Brasil por quase 25 anos, e não haver indícios de mudança. Embora tenha havido rotação partidária no poder político, o ponto de equilíbrio é a manutenção de uma democracia meramente eleitoral. Ou seja, o aparelho coercitivo estatal se mantém em boa parte autoritário, mesmo com a existência de uma democracia de procedimentos.”
(ZAVERUCHA, Jorge. O Brasil é uma semidemocracia? A Constituição de 1988, tal como a anterior, tornou constitucional o golpe de Estado, desde que seja liderado pelas forças armadas. In. Dossiê CULT: A democracia e seus impasses, julho, 2012. p. 46)

Nenhum comentário: