Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Pauta dos Direitos Humanos e as ações do Projeto Comunidade e Direitos Sociais para 2014

Clovis Renato e o Grupo Comunidade e Direitos Sociais

Na última terça-feira ocorreu a primeira reunião do grupo Comunidades e Direitos Sociais, Escritório de Direitos Humanos do Centro Universitário Christus, orientado pelo Professor Clovis Renato Costa Farias, com os novos dez integrantes do Projeto que irão se alinhar às atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (AMATRA VII).
O evento ocorreu no Campus Dom Luís da Unichristus, com a participação do professor orientador, da Coordenadora do EDH Jacqueline Alves e dos dez alunos do Curso de Direito selecionados para as atividades em 2014.
Os alunos irão ser preparados, de forma interdisciplinar, para apresentarem os diversos temas de direitos fundamentais ligados ao trabalho nas escolas de ensino estadual profissionalizante no Ceará, bem como elaborarão artigos científicos sobre o projeto para difundir ainda mais tais ações sociais integradas.
Neste ano serão contempladas as EEEPs Paulo VI (Diretora Corina - 510 alunos), César Campelo (Diretora Solange - 350 alunos) e Jaime Alencar (Diretora Mônica - 360 alunos), totalizando  1220 alunos da rede púbica de ensino atendidos diretamente, os quais funcionarão como multiplicadores para suas famílias, colegas e sociedade em geral nos bairros de Fortaleza.

No encontro, foram determinadas algumas medidas necessárias ao início das atividades do grupo, de modo que o Professor Clovis Renato montou com os membros do grupo um cronograma das atividades que deverão ocorrer durante o projeto, fazendo uma breve exposição do modo de atuação em cada etapa do projeto de pesquisa e extensão. Além disso, foram levantados diversos temas fundamentais relevantes para os estudantes das escolas parceiras do projeto, os quais serão objeto de estudo dos integrantes do grupo e, posteriormente, serão apresentados pelos discentes.
Desse modo, foram propostos, escolhidos e previamente debatidos os temas: o trabalho infantil e adolescente, estágio; PROUNI e cotas nas relações de trabalho e estudos; os órgãos de ordem trabalhista; o trabalho da mulher e o trabalho decente, jornada de trabalho, salário, assédio moral e férias.
Ao final, foi firmada a participação do grupo que integra do Comunidade e Direitos Sociais na visita do dia 22 de maio, à Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho na 7ª Região (AMATRA VII), onde ocorrerá o primeiro contato dos alunos da Unichristus com os magistrados da seara trabalhista e, também, haverá a distribuição das camisas do projeto e as cartilhas que versam sobre os temas abordados durante o projeto de pesquisa e extensão.
A reunião foi encerrada às 20h30min, com satisfação de todos, estando agendado o próximo encontro para a próxima terça 27 de maio, às 18h30min, no Centro Universitário, Campus Dom Luís.
Ana Gabrielle Mendonça Lopes
Membro do Projeto Comunidade e Direitos Sociais
Aluna do Curso de Direito da Unichristus
Escritório de Direitos Humanos 

Clovis Renato Costa Farias
Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Bolsista da CAPES
Membro do GRUPE e da ATRACE
Advogado e Professor Universitário
Vice Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/CE
Páginas:
Vida, Arte e Direito (vidaarteedireito.blogspot.com)
Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com)
Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress)

Nenhum comentário: