Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 17 de junho de 2014

Conheça Pedro Leopoldo, MG, cidade onde Chico Xavier nasceu

Pedro Leopoldo, MG, cidade onde Chico Xavier nasceu
Município se transformou em um dos roteiros turísticos religiosos de Minas.
Última casa em que médium morou na cidade foi transformada em memorial.
Na terceira reportagem da série especial sobre os 10 anos da morte de Chico Xavier você vai ver como a memória do médium está viva na cidade onde ele nasceu: Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os três filmes no cinema que mostraram a vida de Chico Xavier e também o espiritismo despertaram o interesse de muitas pessoas em conhecer o lugar onde o maior médium brasileiro nasceu e viveu por 49 anos. A cidade de Pedro Leopoldo, que tem quase 70 mil habitantes, se transformou em um dos roteiros turísticos religiosos de Minas Gerais. A população teve que se adaptar para receber e orientar os visitantes. “Eles querem saber onde Chico Xavier viveu, morou”, contou o taxista Marcos Ferreira.

Praça
Na cidade foi criado um roteiro para o turista conhecer a trajetória do médium. O passeio começa por uma praça, depois a escola onde ele estudou e, já no Centro Espírita Luiz Gonzaga, é preciso pelo menos duas horas para conhecer as diversas atividades desenvolvidas pelos voluntários.
Muita coisa mudou nesses 10 anos no primeiro Centro Espírita que Chico Xavier fundou em Pedro Leopoldo, principalmente a presença do público. Quando o médium era vivo cerca de 70 pessoas participavam do culto por noite. Atualmente o numero triplicou e mesmo com as cadeiras extras muita gente acompanha o trabalho dos médiuns do lado de fora. “Depois do centenário do Chico, que houve a divulgação dos filmes espíritas chamou a atenção das pessoas e depois houve uma procura muito grande nos centros”, contou a diretora Márcia Domingues.

No centro, os turistas visitam ainda um pequeno memorial. “Eu entrei e falei: ‘Nossa parece que estou no céu e que você sente a presença dele, a paz, a luz dele que é muito importante”, disse a auxiliar administrativo Vanessa Sousa. E Chico está por todos os lados, seja nas obras ou nas psicografias. O acervo surpreendeu a dona de casa Maria Regina Marque que sempre anda com a foto e a mensagem do médium no bolso. “Apesar de a gente não ser perfeito a gente se inspira nele para seguir e fazer sempre o bem”, disse Maria.

Bem que não existe sem caridade. São 60 famílias assistidas com diversas doações. A parte social da entidade é coordenada por Maria Xavier, sobrinha do médium. Só neste inverno serão distribuídos 200 cobertores. As máquinas que Chico ganhou na década de 50 ainda trabalham na confecção de roupas para os mais carentes. Toda semana mais de 100 pessoas também se alimentam com a distribuição da sopa e ainda levam cestas básicas para casa. Tudo feito com doações da comunidade. “O pessoal ficou mais atento à caridade, às doações. Todo mundo quer colaborar ajudando ou doando alguma coisa”, disse Maria. E isso tem acontecido nos nove centros espíritas da cidade de Pedro Leopoldo. O que Chico pediu durante toda a vida só se realizou agora: a união dessas casas. “Nesses 10 anos os espíritas foram envolvidos nessa intenção de melhorar e se uniram”, contou Márcia.

Quarto em que Chico dormia - bandeiras que cobriram o caixão em 2002

Na cidade também é fácil encontrar amigos do médium. O aposentado Alcindo de Oliveira guarda uma foto em aparece ao lado de Chico. Eles trabalharam juntos por 30 anos e, nesse período longo de convivência, ele tem uma certeza. “Ele não é humano não, está acima disso”, disse. Para ele, entre os motivos estão a facilidade inexplicável de aprender qualquer coisa e a tolerância. Alcindo e Chico trabalharam numa fazenda onde o médium era escriturário. O porão da casa onde Chico psicografava no horário do almoço é mais um ponto turístico. Algumas histórias curiosas como a de um livro de 600 páginas escrito em oito meses.
A última casa que o Chico Xavier morou em Pedro Leopoldo foi transformada em um memorial. A construção da década de 40 que recebe milhares de turistas todos os anos recentemente foi reformada. Mas tudo está como ele deixou, principalmente o espaço para as flores. Era a paixão do médium. “Chico tinha uma adoração especial pelas flores tanto que quando ele se emocionava exalava um cheiro de rosas”, contou o voluntário Hélcio Marques.

 

439 obras psicografadas - algumas com traduções para outras línguas
Além das roseiras foi preservado o quarto onde ele dormia. O turista também pode conhecer os 454 livros psicografados por Chico e as 200 biografias escritas sobre o médium. Num pequeno auditório, reuniões como Chico gostava e espaço onde todos participam. “Desde a inauguração, em 2006, já recebemos 50 mil pessoas do Brasil e exterior”, disse Hélcio.

Conheça também:
Fazenda Modelo: Espaço Cultural Chico Xavier: http://vidaarteedireitonoticias.blogspot.com.br/2014/06/fazenda-modelo-espaco-cultural-chico.html 


Espiritualidade: Centro Espírita Luiz Gonzaga (O 1º Centro Espírita fundado por Chico no local em que ele nasceu): http://vidaarteedireitonoticias.blogspot.com.br/2014/06/espiritualidade-centro-espirita-luiz.html


Chico Xavier e Uberaba


Túmulo de Allan Kardek - Cemitério do Père-Lachaise (Paris/França)


KARDEC: Espiritismo é religião... tríplice aspecto (Filosofia, Ciência e Religião)


Fonte do texto: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/conheca-pedro-leopoldo-mg-cidade-onde-chico-xavier-nasceu.html
Fotos: Clovis Renato Costa Farias

3 comentários:

Anônimo disse...

Sinto-me feliz por conhecer um pouco de tudo através de seus olhos...Lindo,quanta emoção deve ter sentido em cada momento desses...

carla fabres disse...

Parabéns!!Linda matéria!! Feliz daqueles que trabalham na divulgação do bem.Em se tratando de Chico Xavier, é divulgação do amor maior ensinado pelo Cristo!Jesus lhe abençoe!!Obrigada por compartilhar!
Carla de Almeida Porto Fabres
Rio Grande-RS

Unknown disse...

Obrigada amigo, espero um dia visitar Minas gerais, sempre gostei de Minas, com certeza visitarei a casinha do chico querido. Agora que percebi a postagem, no dia do meu aniversário. x'D

Abraços,
Lola Manaus-Am