Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Auditores internos das universidades federais reúnem-se na Reitoria

O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, participou na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Pró-Reitoria de Extensão, da abertura do Workshop da Associação dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação (FONAI-MEC), realizado pela Auditoria Interna da Instituição. Participam do evento auditores internos de diversas universidades federais do país, além de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério da Educação, com o objetivo de conhecerem o Sistema de Auditoria Interna (Sadin), ferramenta de tecnologia da informação da UFC.
O sistema foi criado na UFC numa parceria entre a Auditoria Interna e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), e é utilizado há dois anos na universidade para melhor gerir e acompanhar os prazos e localização de documentos e atendimentos. De acordo com a Auditora Interna da UFC, Maria Glícia Conde Santiago, a ideia é institucionalizar o sistema e criar um padrão nacional para as universidades.

Manoel Gomes, assessor de controle interno do MEC, participou da mesa de abertura do evento e ressaltou "a experiência considerável da UFC na sistematização de auditoria interna" e a presença do Reitor no evento como um marco "em reconhecimento da importância dos auditores internos". "O sentimento do MEC é apoiar, na medida do possível, em todas as questões que dizem respeito ao fortalecimento das atividades da auditoria interna", afirmou. Francisco Monteiro, presidente da FONAI-MEC, destacou, na abertura, a satisfação de ter recebido o convite da Auditoria da UFC para a realização do evento na Instituição.
Em discurso, o Reitor Jesualdo Farias explicou que enxerga o controle, interno ou externo, "como assessoramento das atividades e até como parceiros na hora de discutir e contribuir em alterações na legislação". Após citar dados técnicos que comprovam o avanço das universidades brasileiras nos últimos 10 anos, seja no aumento do número de vagas, docentes, técnico-administrativos, até o maior alcance em municípios, ressaltou a importância de que sejam feitas alterações na legislação que garantam mais autonomia às universidade.
"Ainda com a demanda crescente para que a universidade contribua com o desenvolvimento do País, não tivemos uma única alteração na legislação que pudesse permitir ao gestor acompanhar essa dinâmica [...] E, em nenhum momento, a autonomia que queremos está atrelada à redução do importante papel do controle interno e do controle externo", afirmou.
Marco Aurélio Marques de Queiroz, representando o TCU, também participou da mesa de abertura. O evento prossegue até a manhã da sexta-feira (22), quando será apresentada a minuta do Manual da Auditoria Interna da UFC.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5437-auditores-internos-das-universidades-federais-reunem-se-na-reitoria

Nenhum comentário: